Gama e Santa Maria devem receber ônibus articulados até final de 2013
Gama e Santa Maria devem receber ônibus articulados até final de 2013

As obras do projeto BRT (Bus Rapid Transit), sistema de ônibus articulados que vão ligar o Gama e Santa Maria (eixo sul do DF) até a rodoviária do Plano Piloto, devem ser entregues à população até o final de 2013, como prevê o contrato. A garantia foi manifestada pelo presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia (PTC), na comissão geral proposta pelo deputado Wasny de Roure (PT) para discutir a futura operação do sistema e os benefícios que deverá trazer aos moradores daquelas cidades. Entre eles, por exemplo, maior fluidez do tráfego na região sul do DF e menor tempo de percurso até a rodoviária do Plano Piloto. O custo total do projeto é de R$ 533 mihões, que tem como meta também a redução da poluição ambiental.
"Dinheiro não faltar. Temos R$ 3,5 bilhões para serem investidos em obras em 2013. Dá para terminar o BRT até o final de 2013, com os nossos próprios recursos", enfatizou Maia, que é o relator do Orçamento do DF para o próximo ano. O distrital explicou aos participantes da comissão geral que a Câmara Legislativa teve um papel importante no ano passado ao garantir a inclusão daquela obra no orçamento, alterando o Plano Plurianual (PPA, que fora construído sem aquele projeto . Comentou também que a licitação chegou a correr risco de ser cancelada, por causa dos limites do prazo e problemas na análise pelo Tribunal de Contas do DF.
Ao abrir o debate, Wasny de Roure destacou que o BRT era uma obra prevista no Plano de Diretor de Transporte Urbano (PDTU), aprovado pela Câmara Legislativa em 2011. E que "se insere dentro de um processo contínuo de melhoria do sistema de transporte coletivo para toda a população do DF, sobretudo em relação à redução dos congestionamentos, do tempo de percurso dos ônibus e mais conforto aos usuários".
Em sua exposição sobre o projeto e o funcionamento de todo o novo sistema BRT (antes conhecido como VLP - Veículos Leves sobre Pneus), o chefe de gabinete do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Reinaldo Teixeira, explicou que serãocolocados em circulação ônibus articulados, com capacidade de transporte de até 270 passageiros cada, que devem fazer o percurso do Gama/Santa Maria até a rodoviária do Plano Piloto em cerca de 40 minutos.
"O objetivo é transportar 25 mil passageiros por hora, nos horários de pico", informou. Para isso, adiantou, serão construídas sete subestações, que estarão sendo monitoradas por um Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pelo controle do sistema em todos os 35 quilômetros do trecho. "Se os recursos forem garantidos, tudo estará pronto até o final de 2013", previu, comentando que quase 10% da obra já estão concluídos.
O administrador regional do Gama, Márcio Palhares, disse que a implantação do BRT era um antigo sonho da comunidade do Gama e das áreas vizinhas. "Foram décadas de expectativas por um transporte público de qualidade. A população agora terá como acreditar na instituição pública. Essa obra é um exemplo disso", elogiou.
Também participaram do debate sobre o BRT representantes de secretarias do GDF, como de Transporte, Obras, Fazenda, além de membros do governo federal, como o coordenador-geral de mobilidade do Programa de Aceleração do Crescimento, Sergio Torrecilas, além de pessoas ligadas às empresas de transporte e representantes de usuários do sistema de transporte coletivo.