Estudantes reafirmam luta pelo passe livre em audiência na Câmara
Estudantes reafirmam luta pelo passe livre em audiência na Câmara

Passe livre irrestrito, sem limite de vezes a ser usado, foi a principal reivindicação do movimento estudantil do Distrito Federal durante audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira (25), na Câmara Legislativa. Promovido pela deputada Celina Leão (PDT), o debate atraiu dezenas de estudantes e lideranças estudantis ao plenário da Casa.
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), André João Costa, anunciou na audiência que o Movimento Passe Livre será retomado. Segundo informou, o Distrito Federal é a única unidade da Federação que instituiu o passe livre estudantil para os ensinos fundamental, médio e superior, além das escolas técnicas – por meio de uma legislação de 2010. O problema, segundo Costa, é que o passe limita em 54 o número de viagens gratuitas.
"A lei parte do princípio de que a necessidade do estudante se limita a ir e vir da escola ou da universidade, mas educação não é feita apenas no lugar de ensino. Educação é visitar um museu, ir ao teatro ou ao cinema. Há muitos estudantes do DF que não conhecem a Esplanada", declarou o presidente da UNE.
Vários estudantes se revezaram na tribuna do plenário, como Laís Sthefany, do colégio Elefante Branco. "O transporte deve servir, também, para fazermos pesquisas, estudarmos na casa de um colega. A gente paga o transporte e ainda está sujeito a pegar ônibus quebrado, vomitado", criticou. Géssica Laiane, da União Brasileira dos Estudantes, acrescentou que educação inclui lazer, cultura e prática de esportes. "Eu pago, não deveria. Transporte público não é mercadoria": essas eram as palavras de ordem dos jovens que participavam do debate.
A deputada Celina Leão aproveitou para chamar a atenção para as deficiências na fiscalização do sistema de transporte público coletivo do DF. "Temos uma legislação que não permite ônibus circulando com mais de sete anos e, no entanto, vemos muitas ‘sucatas' em circulação. Não há fiscais suficientes para assegurar o cumprimento da lei", destacou.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wasny de Roure (PT), também acompanhou a audiência pública e apoiou a causa dos estudantes.
Participaram, ainda, da audiência pública o coordenador do Fórum Passe Livre Estudantil do DFtrans, Valmir Teotônio Lopes de Oliveira; o presidente da Federação de Estudantes Universitários e membro do Conselho de Educação do DF, Marcos Mourão, e o diretor da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Brasília (UMESB), Thiago Ferreira Dias, entre outros.