Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia da Equoterapia é comemorado na Câmara Legislativa

Publicado em 09/08/2013 13h13

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene na tarde desta sexta-feira (9), no plenário, em homenagem ao Dia Nacional e ao primeiro ano do Dia Distrital da Equoterapia. Com a presença de representantes de vários centros de equoterapia, instrutores e praticantes, a sessão destacou a importância da atividade na recuperação de pessoas com deficiência.

A iniciativa da homenagem partiu do deputado Robério Negreiros (PMDB), também autor da lei que criou o Dia Distrital da Equoterapia e que inclui a data no calendário oficial de eventos do DF, o que permite a utilização de recursos públicos para a divulgação da atividade. Negreiros sugeriu que o governo aumente os investimentos na criação de novos centros de tratamento e ressaltou que a equoterapia apresenta resultados excelentes com poucos recursos. Para ele, Brasília deveria se tornar numa referência nacional no desenvolvimento e na prática da equoterapia.

De acordo com a definição utilizada pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande), a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. A Ande foi criada em 10 de maio de 1988 com o objetivo de promover a prática da terapia, visando a melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes.

Um vídeo foi exibido durante a sessão com os relatos de profissionais envolvidos na atividade e, também, com depoimentos de pais de praticantes. O pai do praticante de equoterapia Gabriel Lima, Delamar Lima, também falou durante a solenidade e destacou que o desenvolvimento físico, motor e intelectual do seu filho se deve fundamentalmente à pratica da terapia. Gabriel tem síndrome de down e pratica equoterapia há 13 anos. 

O presidente da Ande, coronel Jorge Dornelles Passamani, enalteceu o trabalho dos pioneiros na prática da equoterapia no DF, em especial o coronel Cirilo, considerado o fundador da instituição e que completou nesta sexta 86 anos. O Dia Distrital da Equoterapia foi escolhido em homenagem ao seu aniversário. Passamani também sugeriu que os governantes discutam estratégias para ampliar o número de pessoas que possam praticar a equoterapia.

Também falaram durante a sessão solene o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides; o instrutor de equitação, tenente coronal Juarez Marcon; a fisioterapeuta e veterinária do Centro de Equoterapia Apoiar, Isabela Ratto Abritta; a psicóloga e diretora do Centro de Equoterapia do Lago Sul, Andreia Prata Sarde, e a psiquiatra Audrey Braga.
 

Mais notícias sobre