Deputados lembram os 34 anos de fundação do PT
Deputados lembram os 34 anos de fundação do PT

Os 34 anos de existência do Partido dos Trabalhadores foram lembrados na sessão ordinária desta quarta-feira (12), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A deputada Arlete Sampaio (PT) ressaltou as conquistas históricas do partido e pediu apoio para a concretização da reforma política no Brasil. "O PT representa a inversão de prioridades nos investimentos públicos, a consolidação dos movimentos sindicais e a melhoria das condições sociais e da infraestrutura nacional depois que alcançamos a presidência em 2002", destacou a distrital.
Para a petista, a prioridade do partido neste momento é a realização da reforma política no País. "As recentes mobilizações sociais mostram que temos muito a avançar, e o PT está empenhado na realização de um plebiscito nacional para a formação de uma constituinte exclusiva para realizar a reforma política. Não podemos mais continuar com um modelo em que um presidente é eleito com mais de 50 milhões de votos e ainda assim precise de coalizões para governar, sem possibilidade real de transformação da nossa realidade", conclamou.
A proposta recebeu o apoio de Olair Francisco (PTdoB). "Precisamos mesmo de uma revolução na nossa Carta Magna, de uma reforma tributária e trabalhista", completou.
MST - O deputado Chico Vigilante (PT) também parabenizou seu partido e destacou o Congresso dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que acontece em Brasília. "O PT foi o embrião da Central Única dos Trabalhadores e está junto com o MST na luta pela reforma agrária", comentou. O parlamentar contou ter estado hoje com os manifestantes e observou: "São mais de 15 mil trabalhadores rurais de todo o País mobilizados, devotados à luta. Pude verificar como avançaram os assentamentos pelo Brasil na feira de produtos agrícolas que eles montaram no acampamento".
Joe Valle (PDT) também elogiou a organização e a qualificação do congresso do MST. De acordo com o deputado, as reivindicações apresentadas pelo movimento são legítimas e importantes para o Brasil. Ele destacou, por exemplo, a defesa dos trabalhadores rurais pela agroecologia. Elogiou ainda a importância do movimento para a permanência do homem no campo.