Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados exaltam papel do Diário Oficial na consolidação da democracia

Publicado em 01/10/2012 13h57

No dia 1° de outubro de 1862, foi  publicado no Rio de Janeiro a primeira edição do Diário Oficial do Império, um jornal que consolidou a veiculação dos atos oficiais, que até então era publicados em jornais privados, inclusive como matéria paga. Para comemorar aos 150 anos de ininterruptas publicações do  Diário Oficial da União (DOU) a Câmara Legislativa  realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (1°), no auditório da Imprensa Nacional.

O evento, proposto pelos deputados distritais Arlete Sampaio (PT) e Wasny de Roure (PT), destacou a papel do jornal no fortalecimento da democracia, uma vez que é o veículo responsável por dar transparência aos atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. "É um instrumento que nos permite recompor a história política partidária a partir da publicação das principais decisões nacionais", observou Arlete. A deputada também ressaltou que, desde 1999, o DOU está disponível para consulta na internet.

Em seu pronunciamento, Wasny disse que o Diário é uma "conquista da cidadania" e que "nem sempre reconhecemos o seu valor". O distrital também cobrou a articulação dos servidores da Imprensa Nacional para que haja a modernização do parque gráfico e seja revertido o avanço na terceirização de mão-de-obra.

A presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (ASDIN), Denise Maria  Guerra, relembrou que, entre 2000 e 2002, o governo federal tentou desmantelar a Imprensa Nacional. "Só estamos aqui hoje, comemorando estes 150 anos, porque resistimos a essa iniciativa covarde de acabar com a instituição".

História - Já o diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino, reconheceu a "clarividência" da Câmara Legislativa ao comemorar um evento "que reverencia a história do Brasil de do Distrito Federal". Tolentino citou alguns atos marcantes publicados no DOU, como a abolição da escravatura, o ingresso no Brasil na Segunda Guerra Mundial, a promulgação das diversas constituições e a transferência da capital para Brasília. "O DOU trouxe diversas inovações, como, por exemplo, as impressoras rotativas. Hoje nossa página na internet permite 10 mil acessos simultâneos, com funções de acessibilidade e de certificação digital", comentou Tolentino.

Antes da sessão solene houve o descerramento de uma placa com a capa do primeiro número do Diário Oficial de 1862 e o lançamento de selo e carimbo postal. A deputada Arlete foi incluida para uma das obliterações do carimbo comemorativo. 

Mais notícias sobre