Deputados criticam TCDF por atraso na licitação de ônibus no DF
Deputados criticam TCDF por atraso na licitação de ônibus no DF

A atuação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) na análise da licitação de três mil ônibus para operar o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF foi alvo de críticas de deputados distritais na sessão desta quinta-feira (2). Chico Vigilante (PT) trouxe o assunto ao plenário da Câmara Legislativa e disse que o tribunal "teima em impedir que aconteça a licitação". O processo licitatório está suspenso desde o dia 15 de maio.
"Toda vez o TCDF apresenta novas exigências ao governo, que está empenhado em proceder essa transformação fundamental até para quem não anda de ônibus. O trânsito vai desafogar, pois várias pessoas vão deixar de andar de carro", observou Vigilante.
Siqueira Campos (PSC) ressaltou o prejuízo à população e o fato de que, nem sempre, os tribunais estão certos em sua atuação. "Todos temos que nos indignar com essa irresponsabilidade. Quem diz que não se está agindo politicamente?", afirmou o distrital.
FCO – O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCO) para 2013 vai ser reajustado em 7,29%, de acordo com o líder do governo Wasny de Roure (PT). O anúncio, feito em plenário, foi seguido de um pedido para que os distritais acompanhem a elaboração da proposta do Fundo, que é responsável pelo pagamento de servidores nas áreas de saúde, segurança pública e educação.
"A Câmara deve conhecer bem a proposta antes que seja enviada ao governo federal para sabermos como será a distribuição desses recursos nas diversas unidades do DF. Para 2013, a previsão é de que o FCO chegue a cerca de R$ 10,7 bilhões", ressaltou Wasny.