Publicador de Conteúdos e Mídias

Defesa Civil explica vistorias em imóveis do DF

Publicado em 10/09/2013 10h36

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa ouviu, nesta terça-feira (10), o subsecretário de Operações da Secretaria de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, que falou sobre as vistorias realizadas pelo órgão em imóveis do Distrito Federal. "A vistoria é uma operação constante, mas somente atuamos quando somos chamados", salientou.

Apesar da delimitação do tema, seria apenas sobre a vistoria em hospitais públicos e privados, Bezerra acabou falando das ações em geral. "Nós encontramos problemas de toda ordem: em edifícios porque os moradores, inadvertidamente, removem paredes estruturais; em residências, porque os proprietários fazem escavações que abalam as paredes do imóvel, e muitas outras condições", explicou.

O subsecretário apresentou imagens de variadas situações de risco, intituladas "patologias das edificações". E negou, respondendo pergunta feita pela presidenta da comissão, deputada Liliane Roriz (PSD), que falte pessoal e equipamentos. "O número de servidores passou de 80 para 150, o que é suficiente para atender a demanda. Além disso, os nossos equipamentos são adequados", afirmou.

Bezerra também respondeu questões apresentadas pelo deputado Wellington Luiz (PMDB) e observou que "a maior dor de cabeça" da Defesa Civil é a vistoria de eventos. Ele lembrou, inclusive, a liberação na última hora do local onde aconteceu o show de Elton John, em março passado, apenas após terem sido cumpridas todas as exigências.

Mais notícias sobre