Criançada "elege" deputado e "vota" projetos para a cidade e para as escolas de Ceilândia
Criançada "elege" deputado e "vota" projetos para a cidade e para as escolas de Ceilândia

A coordenadora do projeto Cidadão do Futuro, Selma Mesquita, dirigiu a atividade, que contou com a participação do presidente da Casa, Leonardo Prudente (DEM), e do deputado Bispo Renato (PR), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Ética.
À medida que os projetos eram apresentados pelas crianças que tiveram a iniciativa de apresentá-los ao microfone, a platéia reagia com mais ou menos entusiasmo. As ideias mais aplaudidas pediam mais computadores nas escolas, acesso à Internet, melhoria das carteiras e dos banheiros e troca das merendeiras, dado o acúmulo de reclamações quanto à qualidade e quantidade da merenda escolar. Para a cidade, saúde e segurança predominaram, repetindo a posição dos adultos no primeiro dia do projeto "A Câmara mais perto de você".
Piscina - Também foram bem votadas, com mãos agitadas ao alto e gritos, a implantação de piscina nas escolas e de cobertura das quadras de esporte. "A gente precisa aprender a nadar, pra não correr o risco de morrer afogado", defendeu Cristofer Barros, 11 anos, aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) nº 19.
De uma lista de 10 candidatos voluntários, a platéia acabou aclamando como 'deputado' Fábio Alves Barroso, de 11 anos, aluno do CEF 15. O segundo mais votado, Christofh Rodrigues da Silva, do CEF 19, ficou como suplente. Leonardo Prudente, que dirigia a sessão no momento, logo informou que Christofh foi nomeado secretário da Educação do GDF, possibilitando que o suplente assumisse o "mandato" e negociasse as propostas com o novo representante do governo.
Prudente precisou usar técnicas de professor para conter o entusiasmo da garotada e conseguir silêncio para a continuidade dos "trabalhos". O deputado aproveitou a divisão da criançada para esclarecer que é assim que funciona a democracia, com situação e oposição.
Ao final, caíram os projetos que defendiam TVs de plasma e videogames nas escolas, e foi dada a ordem do secretário para o início das obras de melhoria nas escolas.
Teatro - Bispo Renato prometeu que todos os projetos, devidamente anotados, serão encaminhados como proposta da Câmara ao governador Roberto Arruda e ao secretário de Educação de verdade. Ao final, houve uma apresentação da Companhia Teatral de Fatoches Riane Buson, transmitindo noções ecológicas.
O projeto Cidadão do Futuro é mantido pela Escola do Legislativo do DF e recebe regularmente, na sede da Câmara, no final da Asa Norte, a visita de alunos de escolas do DF que vão até lá aprender o exercício da cidadania. Às 14 horas, na sede provisória em Ceilândia, serão recebidos alunos do ensino médio, com a exibição de um filme, dando continuidade às atividades do projeto "A Câmara mais perto de você".