Publicador de Conteúdos e Mídias

CPI da Gautama apresenta relatório final e propõe investigação de 24 pessoas

Publicado em 01/10/2008 11h35
Desde as 10h31 está sendo lido o relatório final da CPI da Gautama, de 254 páginas. O relator, deputado Brunelli (DEM), leu as primeiras 27 páginas e passou a leitura do documento para o presidente da comissão, Bispo Renato (PR). A expectativa é de que a apresentação do relatório não se encerre antes das 13 horas.

No início da reunião, Brunelli agradeceu o apoio recebido, mas lamentou não ter a Casa oferecido os aportes necessários para conduzir as investigações de forma adequada. Ainda assim, avisou que pretendia deixar claro para a sociedade que o documento exprime, se não a opinião de todos os membros da CPI, pelo menos a da maioria.

Pelo que informou a assessoria do deputado, Brunelli não irá propor o indiciamento de nenhum dos investigados, tendo optado por encaminhar ao Ministério Público a relação de 24 pessoas que, de alguma forma, tiveram participação nas irregularidades relativas às obras de construção da barragem da Bacia do Rio Preto, entregues à Construtora Gautama.

Sabe-se que entre os nomes listados figura o do ex-distrital Pedro Passos, que renunciou ao mandato após ser alvo de uma série de denúncias, e o do ex-secretário de Agricultura do DF, Aguinaldo Lélis, além do empresário Zuleido Veras e de Fátima Palmeira. Caberá ao MP, a partir do aprofundamento das investigações e do exame das 2.

500 cópias de documentos que lhes serão encaminhadas pela CPI, decidir se as pessoas nomeadas incorreram em crimes, formalizando seu indiciamento.  Além do presidente, Bispo Renato, e do relator, Brunelli, estão presentes à reunião os deputados Cabo Patrício (PT) e Rogério Ulysses (PSB).

Mais notícias sobre