Publicador de Conteúdos e Mídias

Complexo do Corpo de Bombeiros na Asa Sul pode receber o nome de “Cidade Bombeiro”

Publicado em 12/08/2021 10h46

Foto: Reprodução/TV Web CLDF

O deputado Roosevelt Vilela, autor do Projeto de Lei que propõe a mudança da denominação da área, defende que a troca pode “materializar a magnitude do ambiente”

O deputado Roosevelt Vilela, autor do Projeto de Lei que propõe a mudança da denominação da área, defende que a troca pode “materializar a magnitude do ambiente”

Localizado no Setor Policial Sul, o Complexo dos Bombeiros conta com várias unidades e departamentos da corporação, como academia, diretorias,  policlínica, centros de treinamentos e capelanias. Diante disso, a Câmara Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (12), audiência pública remota, visando a debate do Projeto de Lei nº 1.495/2020, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PSB), que propõe denominar “Cidade Bombeiro” a área pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, na Asa Sul.

Ao citar as áreas concentradas no complexo, Roosevelt diz que o espaço é uma referência nacional. Além disso, o parlamentar defende que a área é estratégica e que “essa denominação vai trazer um peso e vai materializar a magnitude do ambiente”, afirmou. O distrital também agradeceu ao Comandante-Geral do CBMDF, William Augusto Ferreira Bomfim, pela indicação deste tema que levou a criação da proposição em discussão.

O distrital ressalta que em outros estados já existem iniciativas parecidas, como é o caso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que criou a “Cidade da Polícia” por conta do local reunir diversas unidades operacionais e administrativas daquela corporação.

Já o Comandante-Geral explicou que a inspiração pela mudança do nome da área veio da lembrança de quando morou no Japão, no início de sua carreira, onde percebeu que, em bases americanas na cidade de Okinawa, havia concessionárias, supermercados e igrejas. “Lá, viviam mais de dois mil militares”, exclamou. Bomfim disse que a realidade do complexo do CBMDF não está tão distante, já que “mais de três mil pessoas passam por dia por aquele local”, acrescentou.

Segundo o Comandante-Geral, há alguns anos, ele recebeu no Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros o então ministro Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação. Bomfim disse que, na ocasião, Farani ficou admirado com o espaço e afirmou que “não sabia que tão próximo ao seu gabinete, no Ministério das Relações Exteriores, existia uma cidade bombeiro”, citou.

No final da reunião, o deputado leu os comentários da transmissão pela TV Web CLDF e agradeceu a participação de todos.

Audiência pública

É um pré-requisito em propostas legislativa que alteram denominação de logradouros a realização de uma audiência pública prévia, visando dar publicidade e debater a matéria. O procedimento é uma exigência da Lei n° 4.052/2007.

Warley Júnior (estagiário) - Agência CLDF