Publicador de Conteúdos e Mídias

Comissão discute gastos da Copa com membros do comitê organizador

Publicado em 22/03/2012 17h22
A Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014 ouviu hoje(22), na Câmara Legislativa, o coordenador do comitê organizador dos jogos no DF, Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz.
  Ele foi convidado a explicar aos membros daquela comissão questões como o cronograma das obras e, principalmente, se os investimentos em torno de R$ 2 bilhões trarão lucro para o DF. Monteiro garantiu que os investimentos "serão compensados várias vezes. É um grande negócio".

A reunião foi aberta pelo presidente da Comissão, deputado Olair Francisco (PT do B), que ressaltou a necessidade de a população tomar conhecimento dos investimentos feitos, sobretudo em relação ao retorno econômico dos gastos patrocinados pelo governo. "È preciso garantir a geração de renda e empregos", advertiu.

O deputado Professor Israel Batista (PDT) foi o primeiro a defender, na reunião, que o governo divulgue "com antecedência"  a programação de eventos a serem realizados no chamado "pós-Copa", observando que o novo estádio que está sendo construído com recursos do DF precisa ter uma utilização rentável depois dos jogos previstos para o DF.

Monteiro disse que o cronograma das obras no DF  "está rigorosamente sendo cumprido" e que outras ações poderiam ser explicadas por representantes das diversas secretarias do GDF, que têm investimentos  para a infraestrutura dos jogos. Ficou definido que a Comissão irá convidar também esses secretários para que venham à Câmara Legislativa detalhar as obras que estão sendo  realizadas, em suas áreas de atuação.
 O organizador do comitê enfatizou aos membros da comissão especial que uma das principais vantagens da realização da Copa para Brasília será a chance de "alavancar o crescimento do turismo, trazendo não apenas estrangeiros, mas brasileiros para conhecer a capital do País".
  Além disso, destacou que a imagem positiva da cidade será veiculada para 400 países durante a transmissão dos jogos, por cerca de três horas, em todas as emissoras. "Quanto custaria isso?", indagou.

A deputada Eliana Pedrosa (PSD) manifestou a necessidade de o governo garantir uma melhor oferta de transporte público não apenas durante os jogos. Pedrosa destacou o caso do sistema VLP (Veículos Leve sobre Pneus) para contemplar a cidade do Gama, que abriga o estádio do Bezerrão. " O legado da Copa deve ser indutor de desenvolvimento", defendeu.

Já o distrital Aylton Gomes(PR) pregou como uma das prioridades de planejamento para a fase "pós-Copa" a qualificação de jovens do DF que poderiam ser melhor aproveitados pelas empresas locais, depois de trabalharem durante os jogos.

Mais notícias sobre