Clube dos Pioneiros recebe homenagem da Câmara Legislativa
Clube dos Pioneiros recebe homenagem da Câmara Legislativa

Com relatos emocionados sobre a história da criação e consolidação de Brasília, dirigentes e associados do Clube dos Pioneiros foram homenageados na manhã desta sexta-feira (11) em sessão solene da Câmara Legislativa, no plenário. A iniciativa foi do debate Renato Andrade (PR), que aproveitou a solenidade para defender a necessidade de o governo e a sociedade respeitarem a preservação da memória de Brasília.
"O Clube dos Pioneiros - fundado em 20 de abril de 1974 - merece ser reconhecido por todos pois reúne pessoas que lutaram para a construção de Brasília no passado e que hoje representam a história viva da nossa capital. Infelizmente, há pouco tempo, o governo tentou vender a sede do clube. Mas felizmente desistiram e entenderam que não poderiam prejudicar uma entidade que trabalha para a preservação da nossa cultura para as gerações futuras", advertiu o parlamentar.
Ao agradecer a homenagem "especial" da Câmara Legislativa, o presidente da entidade, Roosevelt Beltrão, elogiou a intervenção do legislativo local no sentido de frear a tentativa de se colocar à venda o lote (em Taguatinga) onde fica a sede da entidade. "Ainda bem que conseguiram tirar essa ideia da cabeça do ex-governador Agnelo". Beltrão também disparou críticas ao ex-presidente Lula. "JK que foi exilado, pobre, do País, ao contrário do Lula que foi beneficiado por sua demagogia e é um dos maiores milionários do Brasil, quiçá do mundo..." afirmou.
As manifestações dos outros pioneiros foram marcadas por reminiscências, lirismo e demonstrações de orgulho. Ao declarar que tem 94 anos de idade, o secretário-geral do Clube dos Pioneiros, Mário de Almeida, lembrou que quando da criação de Brasília era encarregado de ir ao Rio de Janeiro buscar "em sacos" o dinheiro que seria aplicado pela Novacap nas obras de Brasília, pois não havia transferências bancárias. "Eu ia ao aeroporto de fusca", detalhou, enfatizando que depois de tantos anos de trabalho na vida pública local continua "pobre".
Lembranças - Outra história que chamou a atenção dos participantes foi contada pelo pioneiro Amauri Aquino. "Muita gente ficou com raiva de mim no passado pois foi eu quem criou a cobrança do IPTU na cidade", declarou, com humor. "Mas imposto a gente paga mesmo para o bem da cidade. O que não pode é querer cobrar reajuste de 30%", criticou Renato Andrade, sob aplausos da plateia.
O empresário pioneiro Eli Walter Couto, proprietário de uma das lojas mais antigas do DF, a Pioneira da Borracha, reclamou que vários governadores lhe prometeram iniciar obras para a revitalização da avenida W3 Sul "que está abandonada". Lamentou, contudo, que nenhum deles concretizou qualquer mudança.
A vice-presidente do Clube dos Pioneiros, Jupira Queiroz, não escondeu sua satisfação de continuar trabalhando por Brasília até os dias atuais, "com uma foto do ex-presidente JK no escritório." Ela comentou que alguns dos seus filhos sempre perguntam a ela quando retornará para São Paulo, onde nasceu. "Never", eu sempre respondo" - exortou, lembrando também a relevância da contribuição das mulheres pioneiras para a consolidação de Brasília.