CLDF recebe exposição inédita de obras históricas da Tunísia
CLDF recebe exposição inédita de obras históricas da Tunísia

No mês em que se celebram os 60 anos de sua independência da França, a Tunísia realiza exposição de fotografias e peças de seu patrimônio histórico e cultural, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Inédita, a mostra "Brasil encontra Tunísia" poderá ser visitada de 17 a 31 de março, das 8h às 19h, no foyer do plenário. A abertura vai acontecer nesta quinta-feira (17), às 18h, com a presença do embaixador da Tunísia, Sabri Bachtobji, e da presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS).
Além de fotografias sobre a história milenar daquele país, a exposição vai contar com peças de artesanato e obras de pintura e aquarela de artistas como Bem Marzouk, Mokhtar Hnen, Sonia Drij e Jacques Marmey. "Eles imortalizaram, por meio da arte, paisagens e locais da Tunísia, como a Medina de Túnis e o vilarejo de Sidi Bou Said, classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade", destacou o embaixador da República Tunisina no Brasil.
Homenagem – Sabri Bachtobji ressalta ainda que a exposição vai homenagear o Museu do Bardo – o maior da Tunísia, com um acervo de cerca de oito mil peças que remontam à pré-história. "A coleção de mosaicos alojados nesse museu é a mais importante do mundo", aponta.
O embaixador faz questão de lembrar do ataque terrorista ao local, símbolo da história e arqueologia da Tunísia, ocorrido há um ano. "Nossa resposta é que o Museu do Bardo, devido ao símbolo que ele representa, vai continuar sua missão de disseminar o conhecimento. Mais ainda, ele viajará pelo mundo e chegará a Brasília, através desta exposição", disse.
Tunísia – A Tunísia é um país do norte da África, localizado na região do Magreb, às margens do Mar Mediterrâneo. É predominantemente árabe e de religião muçulmana. Em 20 de março de 1956, conseguiu sua independência da França, transformando-se em uma república democrática.