Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF recebe exposição inédita de obras históricas da Tunísia

Publicado em 14/03/2016 09h21

No mês em que se celebram os 60 anos de sua independência da França, a Tunísia realiza exposição de fotografias e peças de seu patrimônio histórico e cultural, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Inédita, a mostra "Brasil encontra Tunísia" poderá ser visitada de 17 a 31 de março, das 8h às 19h, no foyer do plenário. A abertura vai acontecer nesta quinta-feira (17), às 18h, com a presença do embaixador da Tunísia, Sabri Bachtobji, e da presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS).

Além de fotografias sobre a história milenar daquele país, a exposição vai contar com peças de artesanato e obras de pintura e aquarela de artistas como Bem Marzouk, Mokhtar Hnen, Sonia Drij e Jacques Marmey. "Eles imortalizaram, por meio da arte, paisagens e locais da Tunísia, como a Medina de Túnis e o vilarejo de Sidi Bou Said, classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade", destacou o embaixador da República Tunisina no Brasil.

Homenagem – Sabri Bachtobji ressalta ainda que a exposição vai homenagear o Museu do Bardo – o maior da Tunísia, com um acervo de cerca de oito mil peças que remontam à pré-história. "A coleção de mosaicos alojados nesse museu é a mais importante do mundo", aponta.

O embaixador faz questão de lembrar do ataque terrorista ao local, símbolo da história e arqueologia da Tunísia, ocorrido há um ano. "Nossa resposta é que o Museu do Bardo, devido ao símbolo que ele representa, vai continuar sua missão de disseminar o conhecimento. Mais ainda, ele viajará pelo mundo e chegará a Brasília, através desta exposição", disse.

Tunísia – A Tunísia é um país do norte da África, localizado na região do Magreb, às margens do Mar Mediterrâneo. É predominantemente árabe e de religião muçulmana. Em 20 de março de 1956, conseguiu sua independência da França, transformando-se em uma república democrática. 

Mais notícias sobre