Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF realiza solenidade para comemorar 20 anos do IESB

Publicado em 13/04/2018 14h51

Para comemorar as duas primeiras décadas do Centro Universitário IESB, que possui unidades na Asa Norte, Asa Sul e Ceilândia, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene nesta sexta-feira (13), por iniciativa da deputada Celina Leão (PP). A trajetória da instituição foi lembrada em vídeo exibido no início da solenidade, que contou com a presença de autoridades, dirigentes, professores e alunos.

Criado pela educadora Eda Coutinho, atual reitora, o IESB já formou mais de 25 mil alunos em diversas áreas, entre as quais destacam-se os cursos relacionados à "economia criativa", como Moda, Gastronomia e Estética & Cosmética. "Tudo isso se deve aos esforços da professora Eda", destacou a parlamentar, exaltando "o espírito humanista" da fundadora. Celina Leão também homenageou Eda Coutinho lendo um poema de Cora Coralina.

A reitora dividiu o mérito pelo sucesso do empreendimento com "as muitas pessoas e instituições que entenderam a missão do IESB e fizeram tudo para que chegássemos ao caminho que pretendíamos". Ela salientou a vocação para "o ensino diferenciado, voltado para o mercado de trabalho", além da visibilidade internacional que o centro universitário tem alcançado. E relatou quando precisou "enfrentar os conselheiros", como na ocasião em que decidiu instalar um campus em Ceilândia.

"O que queríamos, desde o início, era oferecer educação de qualidade e não apenas crescer", declarou Eda Coutinho, que idealizou o IESB quando já estava aposentada, após ter lecionado em universidades como a Unicamp e a UnB, e atuado no MEC e CNPq. "Este é o maior desafio de minha vida", afirmou, adiantando que ainda pretende expandir a instituição: "Arrisco muito e não tenho medo de fazer coisas diferentes". A reitora agradeceu à Câmara Legislativa pela homenagem e disse comungar da ideia de que "as universidades não vão mais ficar isoladas e, sim, começar a se responsabilizar pelo sucesso do país".

Ao lado de Eda Coutinho, estavam seus filhos Edson Machado de Sousa Filho e Liliane Maria Barbosa, respectivamente vice-reitor e mantenedora do IESB, além do ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também ressaltou a preocupação social do centro universitário e a responsabilidade da reitora com o futuro dos jovens brasileiros.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa

Mais notícias sobre