Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF homenageia 10 anos do CDI

Publicado em 14/06/2010 16h47
A Câmara Legislativa realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (14) em homenagem aos 10 anos do Conselho de Democratização da Informática do Distrito Federal e do Entorno (CDI). A iniciativa partiu da deputada Erika Kokay (PT) e contou com a presença de vários representantes de entidades que apoiam o CDI.

O CDI é uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada em 1999 por um grupo de voluntários. A proposta da entidade é colocar a informática e a tecnologia da informação ao alcance das comunidades de baixa renda. O CDI conta atualmente com 64 educadores e coordenadores que desenvolvem diversas atividades para públicos variados.

Na abertura da sessão, a deputada Erika Kokay lembrou de um relato de um índio da tribo dos tucanos atendido por um projeto de inclusão executado na floresta Amazônica. Na ocasião, o índio teria afirmado: "a gente pensava que o mundo era tão grande, mas agora vemos que ele é pequeno".

:Kokay ressaltou que em 1999 não havia tecnologia tão acessível e a CDI iniciou o processo de democratização, "empoderando segmentos da sociedade tão marginalizados".
  "Esta sessão de hoje é uma agradecimento a estes voluntários que atuam para construir uma cidade mais justa e igualitária", destacou.

Felipe Rizzo Oliveira, diretor da Politec Solidária e ex-presidente do CDI, disse que o sentimento hoje é de vitória e satisfação de constatar que o CDI continua vivo e ativo. Para ele, Brasília tem vocação para ser a primeira cidade totalmente incluída digitalmente, tornando-se exemplo para o Brasil e o mundo.

Já o atual presidente do CDI, Marco Iane Roberto, destacou a grande desigualdade nos níveis de inclusão digital entre as diversas cidades do DF, o que reforça a importância do papel do CDI.

Ao final da sessão foram entregues alguns certificados de inclusão digital para alunos dos cursos promovidos pelo CDI.

Mais notícias sobre