CLDF concede título de cidadão honorário ao mestre de jiu-jitsu Deoclécio Paulo
CLDF concede título de cidadão honorário ao mestre de jiu-jitsu Deoclécio Paulo

A Câmara Legislativa concedeu, na manhã desta terça-feira (24), título de cidadão honorário de Brasília ao professor de Jiu-Jitsu Deoclécio Paulo, mais conhecido como Mestre Deo. A solenidade, uma proposta do ex-deputado distrital Rôney Nemer, foi presidida por Wellington Luiz (PMDB) e contou com as presenças de familiares, amigos, professores e alunos do homenageado.
Wellington Luiz declarou que "a política nesse país muitas vezes dá vergonha, mas quando temos a oportunidade de reconhecer pessoas de bem, nos dá orgulho de fazer política". O deputado federal Rôney Nemer (PMDB/DF) declarou que o título de cidadão honorário é dedicado às pessoas que "efetivamente fizeram algo relevante, que engrandeceram para cidade, seja na cultura, no social ou no esporte".
Visivelmente emocionado com a condecoração, Mestre Deo discursou e agradeceu a homenagem. "Estou vivendo um sonho. Jamais poderia pensar que eu iria viver uma situação como essa. Estou emocionado. Eu jamais pensei que iria ser lembrado com algo tão importante".
O presidente da Federação Nacional de Jiu-Jitsu, Rodrigo Natalino, parabenizou o homenageado e enalteceu a relevância do trabalho de Deoclécio para a cidade. "O que o mestre fez pelo Jiu-Jitsu de Brasília ninguém nunca poderá fazer igual", declarou.
Mestre Deo – Natural de Bento Ribeiro (RJ), Deoclécio Paulo conheceu o Jiu-Jitsu ainda criança. Quando adulto entrou para o Exército Brasileiro, onde trabalhou em diversas cidades, iniciando também sua vida como professor, abrindo pequenas academias de Jiu-Jitsu por onde passava. Após uma temporada servindo na embaixada do Brasil em Santigado, no Chile, o mestre veio para Brasília na década de 70 e criou a Associação Deo Jiu-Jitsu.