Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF comemora os 40 anos do primeiro Centro Interescolar de Línguas de Brasília

Publicado em 01/09/2015 10h04

A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (1°) no auditório da Casa, sessão solene em celebração aos 40 anos de existência do Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília (CIL 1) e condecorou com o título de cidadã honorária de Brasília, a professora e fundadora do primeiro centro de línguas da rede pública de ensino, Nilce do Val Galante. O evento, uma iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT), contou com a presença do deputado Israel Batista (PV), autor do requerimento para o título, além da presença de alunos, professores, representantes de órgãos da educação e familiares da homenageada.

Ao receber a honraria em nome da mãe, a professora Vera do Val Galante relembrou o empenho e trabalho de Nilce e toda a família na criação e desenvolvimento do primeiro centro de línguas. "Minha mãe idealizava uma escola de qualidade para os alunos de escola pública. Ela viveu o centro de línguas". O esposo de Nilce, Paulo Galante, também discursou agradecendo a homenagem ao CIL e a sua esposa, e justificou a sua ausência devido algumas "limitações físicas, mas que o coração dela está muito feliz aqui", declarou.

O distrital Israel Batista, em sua fala, declarou que o título de cidadã honorária "não é apenas uma honraria a professora Nilce, mas uma honra a essa Casa". O distrital também discursou sobre os centros de línguas. "Eles são inovadores. Pernambuco e Minas Gerais, por exemplo, querem conhecer esse espírito inovador que os CILs têm, e é isso o que os tornam especiais", e completou dizendo que "a Capital precisa ser bilíngue, e os CILs podem fazer isso por nós".  

Placa - O deputado Wasny de Roure entregou a diretora do CIL 1, Renata Corcino, uma placa comemorativa aos 40 anos de fundação da unidade de ensino. Segundo o distrital, as homenagens são uma forma de "comemorar as vitórias alcançadas ao longo de todos esses anos de existência".

O secretário adjunto de educação, Clovis Lucio, destacou os números que traduzem a história da rede de centros de línguas do Distrito Federal. "Hoje já são 11 centros de línguas que ensinam espanhol, francês, inglês e, em algumas unidades, alemão e japonês. São 33 mil alunos em toda rede, sendo 9 mil apenas no ‘CIL 1' e aproximadamente 3 mil alunos formados ao ano". O secretário adjunto ainda se comprometeu a levar os CILs a outras regiões, como Samambaia, Paranoá e São Sebastião.

 

Mais notícias sobre