Câmara presta homenagem aos 152 anos de Planaltina
Câmara presta homenagem aos 152 anos de Planaltina
É a 10 quilômetros do centro da cidade, por exemplo, no Morro do Centenário e a 1.
033 metros de altitude, que se localiza a pedra fundamental da futura capital, ali assentada por determinação do presidente Epitácio Pessoa, em 7 de setembro de 1922, para celebrar os 100 anos da independência do Brasil.
A história da cidade é, contudo, bem mais ampla e representada por construções coloniais típicas, como o casarão azul e a Igreja de São Sebastião e o Museu Histórico e Artístico.
Além disso, a região é valorizada pela existência de oito parques, entre os quais o de Sucupira, Pequizeiros e Pipiripau, a Lagoa Bonita e a Estação Ecológica de Águas Emendadas.
Com cerca de 80 mil habitantes, apesar da falta de infraestrutura e de outras deficiências, a cidade têm uma vida cultural muito ativa, a começar pela realização da Via Sacra no Morro da Capelinha, evento que vem sendo encenado há 38 anos e se constitui numa das maiores celebrações religiosas do DF. Além disso, tem 12 companhias de teatro e diversos artistas que se notabilizaram no DF.
Ao reconhecer a importância histórica e cultural de Planaltina em sua manifestação, o deputado Rôney Nemer (PMDB) disse que essa presença deve crescer nos próximos anos, porque a competência e operosidade de seus moradores é também uma característica da cidade.