Câmara lembra importância do trabalho dos alfabetizadores
Câmara lembra importância do trabalho dos alfabetizadores

Músicas e histórias infantis, narradas por professoras e crianças, pontuaram as justas homenagens aos alfabetizadores - responsáveis, segundo enfatizou a deputada, pela construção da base da educação. O subsecretário de Gestão Pedagógica e Inclusão Educacional, Rubens Martins, concordou: "O processo de alfabetização tem grandes relações com o futuro escolar do estudante".
:O professor José Azevedo, da Diretoria Regional de Ensino do Guará, avaliou que se todos tivessem tido uma base escolar firme, os processos interventivos posteriores seriam dispensados. Afirmou ainda que o "desafio e o sonho" continuam sendo as ferramentas essenciais a um educador que lida com a alfabetização.
A peemedebista Eurides Brito lembrou também que o trabalho dos educadores é um importante aliado para combater e evitar os prementes problemas que afligem a humanidade, como a violência, as drogas e a desestruturação das famílias. Para ela, o crescimento econômico do Brasil deve ser acompanhado pela erradicação do analfabetismo. Segundo o secretário de Educação do DF, José Luiz Valente, o GDF tem atuado nesse sentido, e iniciativas como o Projeto de Erradicação do Analfabetismo (ABC-DF) são exemplos disso.
O gerente do ABC-DF, Sinval Lucas de Souza Filho, afirmou que o Distrito Federal realiza fortes investimentos na área: "O resultado é que, dos mais de mil alfabetizadores dos quadros, 20% têm curso superior". "A educação é um produto caro, mas essencial a uma nação justa e igualitária", finalizou.
:O representante do vice-governador, coronel Aurélio Feitosa, destacou a preocupação de Paulo Octávio com a questão, ao manter oficinas de alfabetização nos canteiros das obras comandadas por suas empresas.
As professoras Aldanei Menegaz e Isabela Guandalini apresentaram histórias desenvolvidas na Oficina Pedagógica da Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia, e alunos da Escola Classe da 314 Sul exibiram o projeto Vida das Plantas, sob a coordenação da professora Luíza Sampaio Nobre da Cunha.
Em busca de reconhecimento - Durante a cerimônia de homenagem, Eurides Brito lembrou sua luta pela inclusão de artigo na Lei nº 5.692/71 com vistas a assegurar salários proporcionais à formação do professor e, não, em decorrência da classe em que leciona. "Antes, os educadores da alfabetização recebiam menos que os do ensino médio, por exemplo", lastimou."É uma inversão de valores, o título de doutor não pode ser visto como mais importante que o de alfabetizador", criticou Rubens Martins, subsecretário de Gestão Pedagógica e Inclusão Educacional.