Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara lança cartilha contra assédio moral e outras formas de violência no trabalho

Publicado em 20/11/2008 13h25
O Núcleo de Estudos e Ações sobre Violência no Trabalho da Câmara (NEAVT) lançou na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Casa, cartilha para orientar os servidores sobre assédio moral e outras formas de violência no trabalho. As cartilhas estão sendo distribuídas pelo NEAVT para os interessados no assunto, como uma iniciativa pioneira da Câmara Legislativa no âmbito do serviço público, com a finalidade de combater o desgaste psicológico e o adoecimento físico causados por relações destrutivas desenvolvidas no ambiente de trabalho. O Núcleo foi criado em função da quantidade de queixas de servidores feitas os serviços de psicologia e assistência social.

O assédio moral não parte só de quem tem algum poder em relação à vítima, mas pode ser praticado por colegas do mesmo nível e até por subordinados contra os chefes, explica a psicóloga Teresa Brandão, uma das quatro integrantes do NEAVT. Caracteriza-se por brincadeiras de mau gosto, gritos, humilhação, intimidação etc, desde se repitam sistematicamente. É a mais frequënte das formas de violência no trabalho, que inclui assédio sexual e práticas discriminatórias.

Durante o lançamento, o grupo teatral Ser a Dois apresentou uma peça improvisada sobre assédio moral.
 O NEAVT vem desenvolvendo estudos sobre o tema desde agosto de 2007, quando foi criado.
 É vinculado à Primeira Secretaria, mas tem autonomia de ação. Além de atender queixas, faz mediações de conflitos e implementa ações preventivas para tornar melhor o ambiente de trabalho.
 Integram o Núcleo, além de Teresa Brandão, o psicólogo Antonio Paulo Pinheiro Lima e os assistentes sociais Célia Auad e Thiago Bazi.

O NAVT é liderado pelo Setor de Assistência Social da Divisão de Recursos Humanos da CLDF e quem quiser saber maiores informações sobre o tema e sobre a cartilha pode ligar para o telefone (61) 3348-8549 ou contactar a equipe através do e-mail setorassistenciasocial@yahoo.com.br

Mais notícias sobre