Câmara lança cartilha contra assédio moral e outras formas de violência no trabalho
Câmara lança cartilha contra assédio moral e outras formas de violência no trabalho

O assédio moral não parte só de quem tem algum poder em relação à vítima, mas pode ser praticado por colegas do mesmo nível e até por subordinados contra os chefes, explica a psicóloga Teresa Brandão, uma das quatro integrantes do NEAVT. Caracteriza-se por brincadeiras de mau gosto, gritos, humilhação, intimidação etc, desde se repitam sistematicamente. É a mais frequënte das formas de violência no trabalho, que inclui assédio sexual e práticas discriminatórias.
Durante o lançamento, o grupo teatral Ser a Dois apresentou uma peça improvisada sobre assédio moral.
O NEAVT vem desenvolvendo estudos sobre o tema desde agosto de 2007, quando foi criado.
É vinculado à Primeira Secretaria, mas tem autonomia de ação. Além de atender queixas, faz mediações de conflitos e implementa ações preventivas para tornar melhor o ambiente de trabalho.
Integram o Núcleo, além de Teresa Brandão, o psicólogo Antonio Paulo Pinheiro Lima e os assistentes sociais Célia Auad e Thiago Bazi.
O NAVT é liderado pelo Setor de Assistência Social da Divisão de Recursos Humanos da CLDF e quem quiser saber maiores informações sobre o tema e sobre a cartilha pode ligar para o telefone (61) 3348-8549 ou contactar a equipe através do e-mail setorassistenciasocial@yahoo.com.br