Câmara homenageia o Movimento Político pela Unidade
Câmara homenageia o Movimento Político pela Unidade

O movimento foi fundado em Nápoles, na Itália, em 1996, pela filósofa italiana Chiara Lubich e propõe a unidade de pensamento político, independente de partidos políticos.
A unidade proposta pelos focolares tem como base a fraternidade como categoria política. Para Chiara, a fraternidade é "a categoria de pensamento capaz de abraçar a unidade e a distinção que a humanidade de hoje almeja".
Ao abrir a primeira sessão solene de sua iniciativa, o deputado Rogério Ulysses lembrou que conheceu o Movimento Político pela Unidade através de um amigo que prometeu apoiar sua campanha política, caso ele abraçasse a filosofia dos focolares. "Hoje estou convicto de que minha eleição se deu em função da opção que fiz pelo movimento. Agora vou tentar fortalecer o movimento na Câmara Legislativa, que é uma Casa pequena e dividida. Será um desafio, mas creio que os princípios do movimento irão cativar outros deputados", ressaltou o parlamentar.
Os deputados Aylton Gomes (PMN) e Luzia de Paula (PSL) elogiaram a iniciativa de Rogério Ulysses e prometeram aderir ao movimento dos focolares no Distrito Federal. O deputado Wilson Lima (PR), que pertence ao movimento, disse que a Câmara Legislativa é composta de deputados com ideologias diferentes, origens diferentes e religiões diferentes, mas isso não impede que trabalhem em unidade política pelo bem comum.
ESCOLA- O presidente nacional do movimento, Sérgio Prévide, anunciou que em agosto Brasília vai receber uma escola de política. "Além de apreenderem a filosofia dos focolares e da fraternidade, os jovens vão precisar de exemplos na política", cobrou Prévide.