Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara homenageia a Polícia Militar do DF no ano do seu bicentenário

Publicado em 11/05/2009 18h59
Com sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (11), a Câmara Legislativa prestou homenagem pelos 200 anos de atuação da Polícia Militar do DF, uma iniciativa proposta pelo deputado Rôney Nemer (PMDB) e presidida pelo deputado Leonardo Prudente (DEM), presidente da Câmara.

O auditório da Agência Brasileira de Inteligência (ABIn) teve quase todos os 500 assentos ocupados por membros da corporação de todas as patentes e contou com a execução do Hino Nacional pela banda sinfônica da PMDF, na abertura da sessão. Compuseram a mesa os comandantes-gerais da Polícia Militar do DF, Coronel Antônio José de Oliveira Cerqueira; do Comando da Casa Militar, Coronel Ivan Gonçalves da Rocha; o vice-presidente da Câmara, deputado Patrício (PT), que é membro licenciado da PMDF; o secretário de Estado de Segurança Pública, Valmir Lemos de Oliveira; a tenente-coronel da 1ª turma da Polícia Militar feminina, Vanuza Naara Oliveira;
 o auditor-geral do Corpo de Bombeiros Militar DF, Coronel QOBM Leone Affonso Soares; e o Major Marco Aurélio, da vice-governadoria do GDF, representando o governador em exercício, Paulo Octávio.

O Coronel Leone Soares foi o primeiro a ter a palavra e aproveitou para declarar que existe uma parceria nas ações desenvolvidas entre a PM e o Corpo de Bombeiros Militar no DF. "Estamos caminhando sempre juntos e nada mais justo do que homenagear essa grande corporação pelos serviços relevantes prestados à população do Distrito Federal no transcurso desses 200 anos de existência", enalteceu.

A tenente-coronel Vanuza disse ter orgulho de pertencer à corporação, que asseguram à sociedade brasiliense "um trabalho de segurança de qualidade, o que a torna uma instituição feita de homens e mulheres valorosos".

O Coronel Ivan Gonçalves, da Casa Militar, citou o Salmo 127. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; e se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela". Ele comparou o trabalho do policial militar com o dos guardiães da cidade e disse que Deus tem protegido a PM e a nossa cidade e que a corporação tem se empenhado em dar respostas à sociedade, "sem jamais abrir mão de executar o nosso dever, mesmo com o sacrifício da própria vida", concluiu.

O comandante-geral Coronel Cerqueira teceu pontos da história da PMDF desde que D. João VI criou a Guarda Real da Polícia da Corte há 200 anos, por decreto, o que mais tarde viria a dar origem à Polícia Militar no Brasil, e lembrou que a partir da criação da PM muitas mudanças sociais e políticas viriam a acontecer, com diversas reformulações aliadas à qualidade dos serviços prestados, confundindo a história da corporação com a própria história do País."Em 1966, a Brigada Oficial do DF enviou cerca de 150 homens para o Planalto Central e desde então assumiu o papel de um dos órgãos do Estado mais presentes junto à população, estando presente em todas as cidades do Distrito Federal, com a missão de trabalhar na preservação de vidas, conforme solicitado pelos cidadãos que a mantêm.

Para o secretário de Segurança Pública, Valmir Lemos, a Polícia Militar e os policiais, não importando a patente, é um dos segmentos do governo mais demandados e adiantou que o GDF está a caminho de oferecer melhorias para todas as categorias policiais. Lemos disse contar com o apoio da Câmara Legislativa, da Câmara Federal e de outras esferas do governo para alcançar os objetivos da organização e fez vários agradecimentos a todos os que têm apoiado o trabalho da Secretaria.

O deputado Cabo Patrício testemunhou o seu orgulho de pertencer à corporação e agradeceu aos militares por ter sido eleito por vários deles. "Parabenizo também todos aqueles que estão agora trabalhando nas ruas e que não puderam estar aqui recebendo esta homenagem da Câmara Legislativa". Patrício lembrou que vários soldados tiveram suas vidas sacrificadas em missão e mencionou a perda de um colega assassinado na última semana enquanto tentava cumprir seu dever de defender um cidadão, mesmo estando à paisana.

O deputado Leonardo Prudente leu trecho da mensagem enviada pelo deputado Rôney Nemer, que não pode comparecer à sessão por encontrar-se com problemas de saúde. "Quero parabenizar toda a instituição e seus integrantes pelos relevantes serviços prestados e homenagear ao comando dessa que é uma das mais importantes corporações do Distrito Federal na área de segurança pública e que trabalha como nós, membros da Câmara Legislativa, para um só objetivo: a melhoria da qualidade de vida da população do Distrito Federal, da família e da cidadania", dizia o conteúdo da mensagem.

:

Leonardo Prudente, ao encerrar a sessão, fez um reconhecimento à PM. "Nos sentimos extremamente envaidecidos e honrados por estarmos juntos celebrando esta festa de homenagem a uma instituição que é uma das grandes reservas morais do País".

Mais notícias sobre