Publicador de Conteúdos e Mídias

Biomédicos lutam por integração aos quadros da Secretaria de Saúde

Publicado em 19/11/2012 09h02

 

Os profissionais da biomedicina – área das ciências biológicas que realiza exames e interpreta os resultados de análises clínicas – deverão ser reconhecidos  como integrantes das carreiras da saúde do Distrito Federal. A garantia foi dada na manhã desta segunda-feira (19) durante sessão solene que comemorou o Dia do Biomédico no plenário da Câmara Legislativa, por iniciativa do deputado Dr. Michel (PEN).

Por telefone, o secretário de Administração do DF, Vilmar Lacerda, anunciou que o projeto de lei está sendo finalizado para ser encaminhado à Casa. "Queremos aprová-lo até o dia 15 de dezembro, para que a medida seja implantada no início de 2013", completou Dr. Michel.

O Dia do Biomédico é comemorado em 20 de novembro, data em que a profissão foi regulamentada. "Estamos prestando esta homenagem àqueles que se antecipam às doenças para preveni-las", declarou o parlamentar, destacando a relevância da profissão.

Reconhecimento – A presidente do Sindicato dos Biomédicos do DF, Maria do Socorro Veras, lembrou que a luta pelo reconhecimento da categoria nos quadros do serviço público do Distrito Federal é antiga.

A professora Fabiana Nunes, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília, também observou que após um período de mais de 20 anos – desde que o curso que havia na UnB foi extinto nos anos 1970 – há diversas opções, "com qualidade, atestada por avaliações do MEC", para os que se interessam por essa carreira.

Outros profissionais do setor discursaram em prol do reconhecimento da categoria pelo GDF, como os professores Graziela Silveira e Carlos Fernando dos Santos, coordenadores, respectivamente, dos cursos de Biomedicina na Unicesp/DF e na Faculdade Anhanguera de Brasília.

"O biomédico garante o suporte sem o qual a medicina não teria êxito. A biomedicina é uma profissão a serviço da saúde e da ciência", discursou o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Rony Marques Castilho. Também participou da sessão solene o presidente do Sindicato dos Biomédicos do Estado de São Paulo, Luiz Guedes.

Ao final da solenidade, Dr. Michel homenageou os biomédicos com diplomas de honra ao mérito, aprovados pela Casa em forma de moção, "pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal".
 
 

Mais notícias sobre