Publicador de Conteúdos e Mídias

Audiência pública discute atribuição do nome de professora ao CIL 01

Publicado em 18/06/2018 14h39

Precursora da democratização do ensino de línguas na rede pública do Distrito Federal, a professora Nilce do Val Galante, falecida em abril passado, foi fundadora do primeiro Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília, criado há mais de quatro décadas. Na tarde desta segunda-feira, o auditório do CIL 01, na Asa Sul, recebeu a Câmara Legislativa que debateu com a comunidade escolar, em audiência pública, a atribuição do nome da professora àquele estabelecimento, por iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT).

O parlamentar lembrou que Nilce do Val Galante lecionou inglês em escolas públicas e, quando foi convidada para ser supervisora da área na Secretaria de Educação do DF, passou a visitar os estabelecimentos de ensino. "Da sua observação, teve a ideia de organizar os alunos por níveis de conhecimento e daí surgiu a ideia de uma escola específica para idiomas em que todos os alunos, independentemente das condições socioeconômicas, tivessem acesso a um ensino de qualidade", observou.

Atualmente, há 16 centros interescolares de línguas no Distrito Federal, que atendem a mais de 42 mil estudantes, oferecendo cursos de inglês, francês, espanhol, alemão e japonês. "Atribuir o nome da professora ao CIL 01 é uma forma de reconhecimento a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade", defendeu o distrital.

Cidadã Honorária – Paulista de Franca, a professora Nilce do Val Galante recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília em setembro de 2015, durante sessão solene no auditório da Casa. A condecoração foi entregue aos familiares da docente que não pôde comparecer ao evento devido a limitações físicas. Na mesma ocasião também foram comemorados os 40 anos de fundação do CIL 01.

Marco Túlio Alencar
Comunicação Social – Câmara Legislativa

Mais notícias sobre