Audiência pública discute atribuição do nome de professora ao CIL 01
Audiência pública discute atribuição do nome de professora ao CIL 01
Precursora da democratização do ensino de línguas na rede pública do Distrito Federal, a professora Nilce do Val Galante, falecida em abril passado, foi fundadora do primeiro Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília, criado há mais de quatro décadas. Na tarde desta segunda-feira, o auditório do CIL 01, na Asa Sul, recebeu a Câmara Legislativa que debateu com a comunidade escolar, em audiência pública, a atribuição do nome da professora àquele estabelecimento, por iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT).
O parlamentar lembrou que Nilce do Val Galante lecionou inglês em escolas públicas e, quando foi convidada para ser supervisora da área na Secretaria de Educação do DF, passou a visitar os estabelecimentos de ensino. "Da sua observação, teve a ideia de organizar os alunos por níveis de conhecimento e daí surgiu a ideia de uma escola específica para idiomas em que todos os alunos, independentemente das condições socioeconômicas, tivessem acesso a um ensino de qualidade", observou.
Atualmente, há 16 centros interescolares de línguas no Distrito Federal, que atendem a mais de 42 mil estudantes, oferecendo cursos de inglês, francês, espanhol, alemão e japonês. "Atribuir o nome da professora ao CIL 01 é uma forma de reconhecimento a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade", defendeu o distrital.
Cidadã Honorária – Paulista de Franca, a professora Nilce do Val Galante recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília em setembro de 2015, durante sessão solene no auditório da Casa. A condecoração foi entregue aos familiares da docente que não pôde comparecer ao evento devido a limitações físicas. Na mesma ocasião também foram comemorados os 40 anos de fundação do CIL 01.
Marco Túlio Alencar
Comunicação Social – Câmara Legislativa