Publicador de Conteúdos e Mídias

Audiência comprova que falta quase tudo em Rajadinha II

Publicado em 17/08/2009 17h51
A audiência pública que a Câmara Legislativa realizou nesta segunda-feira (17), no Plenário, comprovou que na comunidade rural de Rajadinha II, em Planaltina, faltam médicos, água potável, segurança e transporte urbano de qualidade. A iniciativa "para discutir os inúmeros problemas de Rajadinha II" foi da deputada Erika Kokay (PT), que cobrou das autoridades mais atenção às reivindicações daquela comunidade."A questão da falta de abastecimento de água potável agrava ainda mais a situação da saúde", enfatizou Erika, ao concordar com as queixas apresentadas pelo presidente da Associação de Moradores de Rajadinha II, Domingos Olímpio."Temos informação que o projeto para a instalação da rede de água já está pronto na Caesb, mas o que falta agora são os recursos",  lamentou Domingos, ao solicitar mais agilidade do governo para atender a reivindicação. "Estamos há mais de dois anos sem nenhum médico no posto de saúde e a falta de água agrava ainda mais o problema da saúde".

Revoltada, a moradora Helena Santos desabafou: " Precisamos ser tratados com dignidade, pois a nossa situação é uma vergonha. Não temos nenhum médico, nem dentista, e o posto de saúde, numa casa alugada, serve apenas de fachada. Não adianta colocar asfalto se a gente não tem saúde pra sair de casa".

:O diretor regional de saúde de Planaltina, Carlos Alberto Campos, reconheceu a gravidade da situação da falta de médicos. "Eu não sei o que fazer com vocês. Vou tentar deslocar um profissional para atender pelo menos um turno, pois o problema da contratação de médicos é da alçada do governo. E não há mais concursados para chamar", justificou.

Segundo o médico, o problema da falta de profissionais também afeta outros núcleos rurais da região, como Rajadinha III, Tabatinga, Jardim Roriz e Vale do Amanhecer. Segundo lamentou, muitos médicos concursados do programa Saúde da Família pediram demissão, logo após nomeados.

Segurança - A insegurança provocada por falta de posto policial também foi uma das principais reivindicações feitas pelos moradores. O administrador regional de Planaltina e deputado distrital licenciado, Aylton Gomes, garantiu que a comunidade deverá ganhar um posto policial, quando o governo acabar de atender as áreas urbanas com maior densidade populacional.

Aylton Gomes reconheceu que existem ainda muitas carências a serem supridas naquela área, de Planaltina. Mas fez questão de comemorar a inauguração de uma quadra de esportes no local, que ainda aguarda iluminação por parte da CEB.

Com cartazes em mãos, crianças lembravam às autoridades que precisavam de "asfalto", "saneamento básico" e "ônibus".

Mais notícias sobre