Voltar Com montagem acurada, documentários fecham a Mostra Brasília

Com montagem acurada, documentários fecham a Mostra Brasília

Publicado em 22/09/2017 18h21

Dois documentários – o curta-metragem Carneiro de Ouro e o longa Um domingo de 53 horas – fecharam, com brilhantismo, a Mostra Brasília na noite desta sexta-feira (22). A mostra faz parte da 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que segue até domingo (24), quando os premiados serão divulgados durante o encerramento do Festival.

A região de Picos, no sertão do Piauí, é o cenário do curta "Carneiro de Ouro", de Dácia Ibiapina, documentário sobre o cineasta de Sussuapara (PI), Dedé Rodrigues. Com contornos de metalinguagem, o processo de criação de Dedé em "Cangaceiros fora de tempo" e "O Sanfoneiro que tocou no inferno" é apresentado ao público em trechos dos sets de filmagens, bastidores das gravações e entrevistas com os atores e o cineasta. O encantamento e a obstinação de Dedé pelo cinema são captados pela condução certeira de Ibiapina. "Fazer cinema é difícil, principalmente no interior nordestino, mas o sonho é maior", afirmou Dedé Rodrigues. O público do Festival vai encontrar aproximações entre Carneiro de Ouro e o curta Afonso é uma Brazza, documentário exibido em 2015, na Mostra Brasília, sobre o cineasta Afonso Brazza, referência na direção de filmes trash em Brasília.

Já o cenário do longa-metragem "Um domingo de 53 horas", de Cristiano Vieira, é a Esplanada dos Ministérios e o plenário do Congresso Nacional. O documentário sobre o dia 17 de abril, quando a Câmara dos Deputados aprovou o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, traz um panorama político sobre a história recente do País. A montagem acurada do filme reúne personagens daquela data, descrita por Cristiano Vieira como "dia simbólico de um momento político conturbado". A plateia da Mostra reagiu diversas vezes durante o documentário, ora com aplausos ora com vaias aos personagens daquele momento, numa resposta imediata à proposta de Cristiano Vieira, que quis provocar a "reflexão".

A reprise dos filmes desta sexta-feira acontece no sábado (23), às 10h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A entrada é franca.

Troféu Câmara Legislativa – Tanto Cristiano Vieira quanto Dácia Ibiapina destacaram a importância da Mostra Brasília e do Troféu Câmara Legislativa para a produção do cinema local. "São políticas públicas de incentivo", definiu Ibiapina. Também o apresentador da Mostra, Murilo Grossi, lembrou que desde 1996 os cineastas da cidade pagam parte do custo de suas produções com a verba da premiação.

Nesta 22ª edição, o Troféu distribuirá um total de R$ 240 mil em prêmios. Quatro longas e 13 curtas disputam a premiação  Os vencedores serão escolhidos pelo cineasta e crítico de cinema Amir Labaki, pela diretora e roteirista Betse de Paula e pelo documentarista e professor Vladimir Carvalho.

Franci Moraes
Fotos: Carlos Gandra