Voltar Júri do Troféu Câmara Legislativa se reúne para escolher vencedores

Júri do Troféu Câmara Legislativa se reúne para escolher vencedores

Publicado em 26/09/2016 08h13

Terminada a programação da Mostra Brasília, que exibiu durante o final de semana os 12 filmes que disputam o Troféu Câmara Legislativa, cabe aos integrantes do júri oficial decidirem os vencedores. Em sua 21ª edição, a premiação do Legislativo vai distribuir um total de R$ 200 mil para as melhores produções da cidade e para categorias técnicas. O júri oficial é formado pela atriz Maria Ceiça, do Rio de Janeiro; pelo professor de cinema Paulo Moraes, de Brasília, e pelo jornalista Marcelo Lyra, de São Paulo. O grupo se reúne nesta segunda (26) para definir os vencedores, que serão anunciados amanhã (27), durante o encerramento do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Durante as sessões da Mostra Brasília, no final de semana, o público lotou a maior sala de cinema da cidade, o Cine Brasília, para conhecer as novas produções audiovisuais do Distrito Federal. Coordenado pela Câmara Legislativa, o evento mais uma vez mostrou a diversidade e o vigor do cinema local. Este ano, foram selecionados 12 títulos, seis longas e seis curtas - de um total de 57 inscritos.

Além dos prêmios do júri oficial, haverá premiações do júri popular, formado pelos espectadores das sessões. Os filmes vencedores receberão, ainda, prêmios adicionais concedidos pela CiaRio Brasília, para a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.

Saiba mais sobre os integrantes do júri oficial do 21º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal a seguir:

MARIA CEIÇA - RJ - Atriz, cantora, produtora e apresentadora com destacada carreira no teatro, no cinema e na televisão, formada pela Escola de Teatro Martins Pena. Interpretou personagens marcantes em novelas da TV Globo e da Rede Record que fortaleceram a teledramaturgia brasileira e do mundo lusófono, como a Tuquinha Batista, da novela "Felicidade", a Márcia, de "Por amor", e nas novelas "Fera ferida", "Uga Uga", "Prova de amor", "Mutantes", "Caminhos do coração" e "Os 10 Mandamentos". No cinema, ganhou o Troféu Andorinha do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa e foi homenageada especial no African Film Festival em Nova York. Também atuou em importantes produções brasileiras e internacionais, entre elas, "Filhas do vento" de Joelzito Araújo, "Cruz e Sousa, o poeta do desterro" de Sylvio Back, "O testamento do Sr. Napomuceno" (Cabo Verde), de Francisco Manso, "Orfeu", de Cacá Diegues, e "O herói", de Zezé Gamboa (Angola), vencedor do Grande Prêmio do Sundance Festival.

PAULO MORAES - DF - Professor de Direção e Roteiro do curso de Fotografia e Cinema do IESB, é formado em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais e mestre em Educação pela UnB. Autor de peças de teatros e roteiros, atua na formação de gerações de cineastas.

MARCELO LYRA - SP - Formado em jornalismo pela PUC-SP, atuou como crítico de cinema no jornal O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde e colaborador de publicações na área de cinema, como Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e outros. É autor do livro "Cinema como razão de viver". Ministra cursos de história do cinema, realiza curadorias de mostras de cinema e participa de comissões de seleção e júris de cinema em todo o Brasil. Já ganhou o prêmio Abic de melhor reportagem.