Voltar Filmes do DF começam a ser exibidos amanhã (24) no Festival de Brasília

Filmes do DF começam a ser exibidos amanhã (24) no Festival de Brasília

Publicado em 23/09/2016 07h05

A maior vitrine do cinema produzido no Distrito Federal começa amanhã (24) na principal tela da cidade: o Cine Brasília. Neste sábado, serão exibidos seis filmes brasilienses em sessões às 11h, às 14h e às 16h30. Eles fazem parte da Mostra Brasília – evento integrante do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – e disputam R$ 200 mil em prêmios do Troféu Câmara Legislativa, que este ano está em sua 21ª edição. A entrada é gratuita, e o público poderá votar em seu filme favorito.

Este ano, 12 filmes – de um total de 57 inscritos – estão concorrendo aos prêmios do Legislativo local: seis curtas e seis longas. A programação da Mostra Brasília continua no domingo, quando os outros seis filmes selecionados serão exibidos nos mesmos horários de sábado. Além do Troféu Câmara, as produções da cidade disputam prêmios adicionais concedidos pela CiaRio Brasília, para a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.

Amanhã, na sessão das 11h, será exibido o documentário de curta-metragem produzido por Flora Egécia, Das raízes às pontas, que traz uma reflexão sobre os padrões de beleza estabelecidos e o reconhecimento da cultura afro-brasileira. O diretor Santiago Dellape estreia no mesmo horário seu primeiro longa-metragem, A repartição do tempo. A produção de Dellape faz uma homenagem ao cinema de aventura e fantasia que marcou os anos 80.

Os documentários, Juraçu, do Coletivo Brôa-de-Milho, e Estrutural, de Webson Dias, poderão ser conferidos na sessão das 14h. O longa de Webson Dias traz parte da história da urbanização do Distrito Federal e aproxima o "maior lixão a céu aberto da América Latina" do público.

A programação do dia fecha com o curta de ficção Vesti la Giubba, de Johil Carvalho, inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, uma fantasia sobre a vida do personagem, após concluída a história narrada na ópera. O segundo filme da sessão das 16h30 será o longa Cícero Dias - O compadre de Picasso, uma produção do premiado documentarista Vladimir Carvalho, que trata da história do pintor modernista brasileiro Cícero Dias.

As produções serão avaliadas em 11 categorias do Júri Oficial e mais duas no Júri Popular. O anúncio dos vencedores acontecerá na solenidade de premiação do Festival de Cinema de Brasília, em 27 de setembro, a partir das 19h, no Cine Brasília.

Todos os filmes da Mostra Brasília serão reprisados nos dias 26 e 27 (segunda e terça), às 10h, às 14h e às 16h, no auditório da CLDF. As exibições também serão gratuitas.

CONHEÇA OS FILMES

24/09 – Sábado

11h

Das raízes às pontas, de Flora Egécia, documentário, 20min, Classificação Livre, 2015

Sinopse - Luiza tem 12 anos e fala, com orgulho, de seu cabelo crespo e de sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. Os entrevistados, dos mais diversos perfis, falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas. O filme questiona os padrões de beleza, que são impostos às pessoas cada vez mais cedo, e faz a afirmação do cabelo crespo como um dos elementos fundamentais da identidade negra.  Também avalia a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.

Trailer

A repartição do tempo, direção de Santiago Dellape, ficção, 100min, Classificação 14 anos, 2016

Sinopse - Num rincão esquecido da vasta burocracia brasileira, um chefe psicótico usa uma máquina do tempo para duplicar seus funcionários e aumentar a produtividade.

Trailer Senha: punchtheclock

14h

Juraçu, do Coletivo Brôa-de-Milho, documentário/ficção, 12min, Classificação 14 anos, 2016

Sinopse - Juraçu: pega, mata e come.

Estrutural, de Webson Dias, documentário, 80min, Classificação 14 anos, 2016

Sinopse - Fruto de uma pesquisa de mais de 10 anos em uma área que surgiu nos arredores do que é hoje o maior lixão a céu aberto da América Latina, o documentário captura as imagens e as memórias de um conturbado período político, no qual seus habitantes se viram entre a total ilegalidade e a regularização. Imagens de arquivo feitas pelos próprios moradores e depoimentos dos protagonistas dessa história constroem o passado e o presente da urbanização do Distrito Federal.

16h30

Vesti la Giubba, de Johil Carvalho, ficção, 14min40, Classificação 12 anos, 2016

Sinopse - Livremente inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, o filme fantasia sobre a vida de um dos personagens do clássico, anos depois de concluída a narrativa da ópera.

Trailer

Cícero Dias, o compadre de Picasso, direção de Vladimir Carvalho, documentário, 79min, Classificação Livre, 2016

Sinopse - Pintor pernambucano ligado aos modernistas, Cícero Dias (1907-2003) radicou-se em Paris a partir de 1937, fugindo da perseguição política do Estado Novo. Apesar da distância do país natal, ele nunca perdeu de vista as cores e os sons de sua infância, na casa de Jundiá, mesclando essas raízes com a convivência com nomes de ponta das vanguardas europeias, como Pablo Picasso, Fernand Léger e Juan Miró. Dessa troca de influências, nasceu um pintor de repercussão internacional, que transformou toda a sua vivência, inclusive sua reclusão durante a Segunda Guerra Mundial, na base de uma arte que atravessa fronteiras.