Voltar Abertas as inscrições para o Troféu Câmara Legislativa

Abertas as inscrições para o Troféu Câmara Legislativa

Publicado em 19/05/2015 13h11

Mais uma edição do tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro se aproxima e, junto, será possível acompanhar uma das principais vitrines do cinema feito no Distrito Federal: a Mostra Brasília. Pela 20ª vez, o Legislativo local participa do evento, premiando as melhores produções da cidade. As inscrições para o Troféu Câmara Legislativa foram abertas nesta terça-feira (19), durante a solenidade de lançamento do Festival, e seguem até o dia 2 de julho. Os selecionados vão disputar um total de R$ 200 mil em prêmios (ver abaixo).

O edital da premiação está disponível aqui. Os filmes inscritos não precisam ser inéditos, mas devem ter sido concluídos a partir de 1º de agosto de 2014. As produções inscritas serão avaliadas por uma comissão integrada por cinco profissionais de renome, e os filmes selecionados serão exibidos na Mostra Brasília, de 17 a 21 de setembro, como parte da programação do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Gratuitas, as sessões vão acontecer sempre de 17h às 19h, no Cine Brasília e em várias cidades-satélite.

"O Troféu Câmara Legislativa se abre para um diálogo amplo com a comunidade do DF e faz presença marcante na diversidade do Festival de Brasília, revelando talentos, incentivando a produção cinematográfica local e reconhecendo a excelência artística dos realizadores brasilienses", comentou a coordenadora da premiação, Verônica Pedra.

Durante a solenidade de lançamento dos editais do Festival e do Troféu Câmara Legislativa nesta manhã, o secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, apontou o cinema brasileiro como o "grande homenageado" desta edição. E completou: "Será um Festival mais enxuto e mais econômico, o que não significa perda de glamour".

Confira as premiações do 20º Troféu Câmara Legislativa:

Prêmios do Júri Oficial

• Melhor longa-metragem: R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);
  • Melhor curta-metragem: R$ 30.000,00 (trinta mil reais);
  • Melhor direção: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor ator: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor atriz: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor roteiro: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor fotografia: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor montagem: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor direção de arte: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor edição de som: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor captação de som direto: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
  • Melhor trilha sonora: R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Prêmio do Júri Popular

• Melhor longa-metragem: R$ 20.000,00 (vinte mil reais);
  • Melhor curta-metragem: R$ 10.000,00 (dez mil reais).