(Autoria: Deputado Joaquim Roriz Neto)
Concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Donald John Trump.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Donald John Trump.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Donald John Trump, Presidente dos Estados Unidos da América, por sua destacada trajetória em defesa dos valores conservadores e, por conseguinte, em defesa da sociedade brasiliense, majoritariamente composta por cidadãos que acreditam nos valores conservadores da família e do cristianismo.
Donald John Trump dispensa apresentações. Bilionário, apresentador de televisão, empresário do ramo hoteleiro e imobiliário, Donald Trump foi eleito em 2016, em apertadíssima votação, para ser o 45º Presidente dos Estados Unidos. Por 4 anos, combateu a ideologia de gênero e defendeu os valores cristãos, comandando a maior democracia do planeta, sempre respeitando a liberdade de expressão.
Em 2024, foi novamente eleito Presidente dos Estados Unidos, dessa vez com uma votação consagradora, tanto no colégio eleitoral quanto no voto popular.
Donald Trump é a principal voz do conservadorismo de valores na política internacional. Sua firme atuação em favor da família e dos valores cristãos, opondo-se fortemente à agenda woke, representa um baluarte para todos os que defendem esses valores.
No Distrito Federal, a grande maioria da população comunga desses mesmos valores. Prova disso foi a acachapante vitória da Senadora Damares Alves e a enorme votação da Deputada Federal Bia Kicis. Sem esquecer da retumbante vitória do nosso Governador Ibaneis Rocha. A direita política saiu extremamente fortalecida das eleições de 2022 em âmbito distrital. E temos certeza que tal sucesso se repetirá, de forma ainda mais intensa, nas próximas eleições.
Conceder a Donald Trump o título de Cidadão Honorário de Brasília é reconhecer que ele, por sua atuação em favor dos valores tradicionais da família e do cristianismo, tem o mais profundo respeito e a mais profunda admiração de todos os brasilienses que acreditam nesses mesmos valores. E, repito, essa é a grande maioria da população de nossa cidade.
Em relação aos requisitos exigidos pelo art. 245 do Regimento Interno da CLDF para a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília, verifica-se o seu cumprimento integral: I - ter nascido fora do Distrito Federal; II - ter realizado trabalhos de relevante interesse para a população do Distrito Federal; III - ser pessoa de notório reconhecimento público; IV - possuir idoneidade moral e reputação ilibada.
Portanto, nada mais justo do que conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Donald John Trump.
Demonstrada a importância da medida proposta, solicito o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação do presente projeto de decreto legislativo.
Sala das Sessões, em …
JOAQUIM RORIZ NETO
Deputado Distrital - PL/DF