(Autoria: Deputado Hermeto)
Concede Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Sr. Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Sr. Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo homenagear o atual presidente do MDB.
Aos 20 anos, em 1992, elegeu-se vereador de Ribeirão Preto, sendo reeleito mais duas vezes, em 1996 e 2000. Durante esse período, foi, por um ano, Secretário Municipal de Esportes.
Em 2002, deixou a Câmara de Vereadores de Ribeirão para assumir o mandato de deputado estadual, posto para qual foi eleito nas eleições daquele ano com 77 641 votos.
Em 2004, sai candidato a Prefeitura de Ribeirão Preto. Foi para o segundo turno, quando perdeu a eleição para o ex-deputado Welson Gasparini, do PSDB.
Em 2006, foi eleito líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa de São Paulo e reeleito deputado estadual.
Em 2010, foi eleito para seu terceiro mandato como deputado estadual. Já em 2011, foi presidente do diretório estadual do PMDB em São Paulo. Em Brasília, exerce seu segundo mandato consecutivo como deputado federal.
Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019). Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Por aclamação, foi escolhido líder da bancada do PMDB em maio de 2016. Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista. Em agosto votou contra a abertura de processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF).[2][5] Na sessão do dia 25 de outubro de 2017, o deputado, mais uma vez, votou contra o prosseguimento da investigação do então presidente Michel Temer, acusado pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.
O resultado da votação livrou Michel Temer de uma investigação por parte do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, foi reeleito para seu segundo mandato como deputado federal, com mais de 214 mil votos.
Em 2019 foi eleito presidente nacional do MDB.
No final de 2020 foi escolhido para a sucessão de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados. Nas eleições gerais de 2022 foi reeleito para um terceiro mandato como deputado federal por São Paulo, com 236.463 votos.
Por se tratar de justo pleito, solicito aos nobres pares a aprovação desta petição.
Sala das Sessões, novembro de 2024.
hermeto
Deputado Distrital MDB/DF