(Deputado do Senhor Deputado CLAUDIO ABRANTES)
Manifesta reconhecimento e louvor ao CB QPPMC Rodrigo Carvalho Guimarães, matrícula 732.634/3, lotado na Subchefia de Ordem Pública – SOP do 14º Batalhão de Polícia Militar em Planaltina-DF, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação à força policial a que representa, demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, onde, no dia 1º de novembro de 2021, mesmo de folga e durante o trajeto para sua residência, na altura do Km 7, da BR-020, próximo à Sobradinho-DF, o policial visualizou uma colisão entre o veículo LOGAN, placa PYC-4714, e o ônibus, placa DAJ-9649, e, presumindo um possível estado de embriagues do condutor do LOGAN, resolveu acompanhar e abordá-lo, efetuando a sua prisão de imediato, pois o mesmo também portava, ilegalmente, uma arma de fogo, evitando, com isso, o risco à segurança de outras pessoas.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 144, §3º, do Regimento Interno desta Casa de Leis, proponho aos meus pares a presente Moção que manifesta reconhecimento e louvor ao CB QPPMC Rodrigo Carvalho Guimarães, matrícula 732.634/3, lotado na Subchefia de Ordem Pública – SOP do 14º Batalhão de Polícia Militar em Planaltina-DF, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação à força policial a que representa, demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, onde, no dia 1º de novembro de 2021, mesmo de folga e durante o trajeto para sua residência, na altura do Km 7, da BR-020, próximo à Sobradinho-DF, o policial visualizou uma colisão entre o veículo LOGAN, placa PYC-4714, e o ônibus, placa DAJ-9649, e, presumindo um possível estado de embriagues do condutor do LOGAN, resolveu acompanhar e abordá-lo, efetuando a sua prisão de imediato, pois o mesmo também portava, ilegalmente, uma arma de fogo, evitando, com isso, o risco à segurança de outras pessoas.
J U S T I F I C A Ç Ã O
No dia de folga, o CB QPPMC Rodrigo Carvalho Guimarães trafegava na Rodovia BR-020, próximo ao Km 7, em frente à Sobradinho - DF, retornando para sua residência, por meio de uma moto, quando percebeu o veículo Sedan LOGAN, placa PYC-4714, de cor vermelha, desgovernado na pista, que veio a colidir com o ônibus, placa DAJ-9649, de cor azul e branca. Fez o acompanhamento, piscando luz alta e acionando a buzina no intuito de chamar a atenção do condutor do veículo, que expondo sua vida persistiu no acompanhamento e perseguição do infrator, colocando a sua vida em risco, dado que, por algumas vezes, o LOGAN trafegava perigosamente em sua direção.
No km 8 da BR-020, o condutor Alan Pereira Marçal, RG nº 4.216.046, parou o veículo, o policial conversou com o mesmo induzindo que este descesse do veículo para avaliar as avarias que havia causado em seu veículo, em decorrência da colisão com o ônibus. Quando o condutor desceu do veículo, o policial percebeu que o mesmo estava de sandálias e portando uma latinha de cerveja.
Verificando o nervosismo em atitude suspeita, observou que havia um volume na região da cintura. Nesse momento, se identificou como policial e com a arma em punho procedeu em abordagem, o que não foi aceito pelo Alan, que por vezes não deixou o policial efetuar a revista pessoal, colocando as mãos à frente, impedindo o procedimento.
Em meio a uma luta corporal, o policial conseguiu retirar da cintura do condutor um revólver calibre 32, com uma munição intacta. Contido, o suspeito ofereceu vantagem indevida ao CB Rodrigo, dizendo: "Você quer quanto pra me soltar? eu tenho dinheiro, pode falar o valor".
O policial, então, perguntou às pessoas que estavam próximas se ouviram o que ele dissera. Disseram que ouviram, sim. Porém, de pronto foi negado e informado que estava cometendo um crime de corrupção, com a ajuda de uma testemunha que presenciou toda a ação, do acompanhamento até a abordagem, e todo o desfecho daquela situação, produzindo um vídeo do ocorrido.
Logo após o CB Rodrigo conseguir realizar o contato com o COPOM e contar com uma viatura da área para apoiar na situação flagrante, o suspeito e a testemunha foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, para prestar esclarecimentos e ser lavrado o Boletim de Ocorrência.
Pelas razões aqui expostas, é que o CB Rodrigo Carvalho Guimarães, de fato, representa com muita honradez à Polícia Militar do Distrito Federal, onde deixa o seu lar, sua família, o mundo, os sonhos, os amigos para trabalhar pela segurança de todos nós, e merece o reconhecimento desta Casa.
Diante disso, conclamo aos meus pares a aprovação da presente Moção.
Sala das Sessões, em 26 de novembro de 2021.
Deputado CLAUDIO ABRANTES
PDT/DF