Autoria: Deputado Hermeto
Reconhece e apresenta Votos de Louvor aos Policiais Militares lotados no 17º BPM/PMDF: 1° SGT QPPMC Nelson Pimentel, Mat. 18.097/1; 2° SGT QPPMC A. Silveira, Mat. 23.288/2; 3° SGT QPPMC Fábio Mesquita, Mat. 215.187/1; CB QPPMC Gustavo Silva, Mat. 214.998/2; 2° SGT QPPMC Edson Veras, Mat. 21.899/5; 3° SGT QPPMC Everton, Mat. 23.518/0; SD QPPMC João Pedro, Mat. 735.766/4, pelo comprometimento e em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado frente às missões repassadas as respectivas responsabilidades. Notável o elevado grau de profissionalismo e dedicação que vem resultando em um atendimento humanizado e diferenciado junto à comunidade local, em especial, quando conduziram a ocorrência Gênesis 102554/2021, fato ocorrido dia 09 de julho para o dia 10 de julho de 2021.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL:
Com fundamento no artigo 144 do Regimento Interno, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor aos Policiais Militares em questão, pelo comprometimento com a vida e profissionalismo, demonstrados durante ocorrência policial bastante complexa, por se tratar de uma tentativa de suicídio repassada pelo COPOM. Segundo o comunicante, por volta das 18h30, o senhor A.L.G. teria tentado cometer suicídio no interior de sua residência na Rua 01, Chácara 04, Vicente Pires e foi impedido por ação direta dos policiais do 17º BPM, fato ocorrido dia 09 de julho para o dia 10 de julho de 2021, na cidade Vicente Pires/DF.
J U S T I F I C A Ç Ã O
A presente proposição tem por objetivo homenagear os Policiais Militares em questão, pela brilhante atuação e esforço impedindo um senhor de cometer suicídio, no dia 09 de julho para o dia 10 de julho de 2021. A referida ocorrência policial demonstrou-se um tanto complexa por se tratar de uma tentativa de suicídio repassada pelo COPOM. Segundo o comunicante, por volta das 18h30, o senhor A.L.G. teria tentado cometer suicídio no interior de sua residência na Rua 01, Chácara 04, Vicente Pires e foi impedido por ação direta dos policiais do 17º BPM (GTOP 37 e GTM37), apoiados por um prefixo do 15º BPM. Ao chegarem no local, os policiais militares encontraram o suposto autor/vítima no interior de seu quarto, chorando, descontrolado emocionalmente e com uma faca ao alcance de suas mãos. No local, existia também uma carta de despedida escrita de próprio punho. O desfecho positivo da ocorrência se deu graças ao preparo técnico, empenho e profissionalismo dos policiais envolvidos. Após intervenção dos policiais, o senhor A.L.G. ficou mais calmo e controlado, sendo solicitado ao COPOM para que enviasse ao local um prefixo do CBMDF. Ao chegarem no local, os militares do CBMDF analisaram a situação e entenderam que seria necessário a condução do autor/vítima para o hospital, a fim de ser avaliado e medicado, considerando o seu estado psíquico alterado. Ressalta-se que o autor/vítima mostrou-se bastante resistente a ideia de ser conduzido ao hospital. Não obstante, após tratativas verbais dos policiais envolvidos (GTM 37 e GTOP 37 "A"), o autor/vítima foi convencido a ir para o hospital (UPA do Núcleo Bandeirante) de forma espontânea em ambulância do CBMDF. contudo, acompanhado pelo 1° SGT QPPMC Nelson Pimentel (GTOP 37), o que sem dúvida demostra o nível de confiança estabelecida entre o autor e policiais. Desta forma, os policiais militares demonstraram alto grau de profissionalismo e inteligência policial, qualidades estas determinantes ao bom desfecho da ocorrência policial.
Ademais, a boa Ficha de Assentamentos e o trabalho de excelência realizado todos os dias por esses nobres policiais militares, por si só, seria o bastante para a homenagem que se pretende prestar. Porém, esses Militares, se mostraram como verdadeiros heróis salvando a vida do homem.
Diante do exposto, venho enaltecer a ação imediata e brilhante destes policiais que representam uma corporação de policiais honrados, dignos, que se dedicam inteiramente ao serviço policial militar que deixam todos os dias suas famílias e seus lares para defenderem a nossa sociedade, muitas vezes com o risco de suas próprias vidas.
Conclamo aos meus nobres pares a aprovarem a presente proposição, confirmando nobreza da atuação desses policiais que serviram com maestria e honra o serviço policial militar.
Deputado Hermeto
Líder de Governo MDB/DF