(Autoria: Deputado Roosevelt Vilela)
Reconhece e apresenta votos de louvor ao Soldado Luan Gustavo Zunino Neira, matrícula: 3054103, do 21º GBM, pelo ato de bravura praticado ao salvar um homem vítima de afogamento no Lago Paranoá, no dia 2 de maio de 2020.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor ao Soldado Luan Gustavo Zunino Neira, matrícula: 3054103, do 21º GBM, pelo ato de bravura praticado ao salvar um homem vítima de afogamento no Lago Paranoá, no dia 2 de maio de 2020.
JUSTIFICAÇÃO
Conforme informação disponibilizada pelo veículo de comunicação Correio Braziliense, o Soldado Luan Gustavo Zunino Neira, matrícula: 3054103, do do 21º GBM, ao salvar um homem vítima de afogamento após pular da Ponte Costa e Silva, Lago Paranoá, no dia 2 de maio de 2020.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Soldado Luan Gustavo Zunino Neira estava de folga e, navegava pelo Lago Paranoá na altura da Ponte Costa e Silva.
Ao se aproximar e estabelecer comunicação com a vítima, foi constatado que se tratava de um afogamento. Sem hesitar, o Soldado Zunino, realizou a entrada pranchada na água seguindo com nado de aproximação e sempre mantendo contato visual com indivíduo, quando estava há aproximadamente 5 metros da vítima percebeu que esta acabara de submergir. Foi executada a ‘manobra canivete’ a fim de encontrar o afogado, obtendo sucesso já no primeiro mergulho.
Nas imediações da lancha, foi confirmado a inconsciência do paciente através do teste AVDI. Dando prosseguimento no protocolo para afogados, foi constado a ausência de pulso e respiração (por meio do VOS) caracterizando-se, portanto, uma vítima de afogamento grau 6. O Soldado Zunino iniciou as manobras de RCP e prosseguiu durante todo deslocamento até à margem onde encontrava-se o posto de guarda-vidas. Permaneceu auxiliando as guarnições em atendimento até a reversão do quadro clínico do paciente e transporte para unidade de saúde.
Os detalhes do salvamento, inclusive com vídeo do momento da ação, encontram-se registrados: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/05/02/interna_cidadesdf,850715/video-homem-e-resgatado-apos-se-afogar-no-lago-paranoa.shtml
A ação tempestiva e técnica utilizada pelo Soldado do Bombeiro, enaltece o nome da Instituição Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal e reforça o compromisso com a sociedade de que os servidores de segurança pública estarão sempre prontos para os ajudar em qualquer situação, ainda que não seja a sua área de atuação.
Com a conduta ímpar do militar esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir à sociedade.
Por todo o exposto, entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esse brilhante profissional que cumpriu seu juramento ao ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente aos serviços profissionais e à segurança da comunidade, mesmo com o sacrifício da própria vida".
Este parlamentar, como Presidente da Comissão de Segurança e sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor da importância e dos riscos que envolvem a profissão, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor a presente moção ao Bombeiro Militar Soldado Luan Gustavo Zunino Neira.
Sala das Sessões, em
Roosevelt Vilela
Deputado Distrital