(Autoria: Deputado HERMETO)
Reconhece e apresenta Votos de Louvor ao Policial Militar BPTRAN, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, que resultou no salvamento de um homem que tentou contra sua própria vida..
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com fundamento no artigo 144 do Regimento Interno, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor ao Policial Militar 1º SGT QPPMC Fernando de Castro Jardim – Matrícula 23.637/3, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, quando salvaram um cidadão que tentou contra sua própria vida, fato ocorrido dia 04/11/2024.
J U S T I F I C A Ç Ã O
A presente proposição tem por objetivo homenagear o policial militar em questão, pela brilhante atuação, o militar que estava escalado para o serviço gratificado durante o deslocamento para o quartel do BPTran, esse policial protagonizou uma ação de extrema coragem e altruísmo. Ao atravessar a passarela sobre a DF 085, na altura do KM 02 no sentido crescente, avistou um cidadão do sexo masculino que, em um evidente estado de desespero e aflição, havia subido na grade de proteção da passarela, projetando seu corpo para fora da área de segurança, com nítida intenção de se jogar. O cidadão qualificado, conforme apurado posteriormente, estava passando por um quadro de depressão e, ao não enxergar solução para seus problemas, tentou contra sua própria vida ingerindo medicamentos e subindo na passarela com a intenção de retirar a sua vida. Diante daquele cenário crítico, o 1° SGT F. Jardim agiu com prontidão e firmeza, segurando o homem pela cintura e evitando que ele levasse a cabo seu trágico intento. Demonstrando com essa atitude grande coragem e humanidade, conseguindo conter o cidadão, levá-lo ao chão em local seguro e, com serenidade, acalmá-lo, convencendo-o a desistir de tirar a própria vida. Essa ação imediata e decisiva não apenas impediu uma tragédia iminente, mas também revelou o alto grau de profissionalismo, empatia e senso de dever do 1° SGT F. Jardim. Ressalta-se que o policial militar colocou sua vida em risco, pois o cidadão poderia ter se jogado e levado consigo o referido policial militar.
Ademais, a boa Ficha de Assentamentos e o trabalho de excelência realizado todos os dias por esse nobre policial militar, por si só, seria o bastante para a homenagem que se pretende prestar. Porém, esse Militar, em “ato de bravura”, se mostrou como verdadeiro herói garantindo a ordem pública da nossa capital.
Diante do exposto, venho enaltecer a ação imediata e brilhante deste policial que representam uma corporação de policiais honrados, dignos, que se dedicam inteiramente ao serviço policial militar que deixam todos os dias suas famílias e seus lares para defenderem a nossa sociedade, muitas vezes com o risco de suas próprias vidas.
Conclamo aos meus nobres pares a aprovarem a presente proposição, confirmando nobreza da atuação desses policiais que serviram com maestria e honra o serviço policial militar.
Sala das Sessões, novembro de 2024.
DEPUTADO HERMETO
MDB/DF