Autoria: DEPUTADO HERMETO
Reconhece e apresenta Votos de Louvor aos Policiais do 21º BPM/GTOP 41, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, durante prisão em flagrante, na cidade de São Sebastião, fato ocorrido dia 08/12/2021, Conforme Registro de Ocorrência Gênesis n° 200935-2021.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL:
Com fundamento no artigo 144 do Regimento Interno, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor aos Policiais do 21º BPM/GTOP 41: 3° SGT QPPMC Roldão Torres Neto, Mat. 215.396-3; CB QPPMC Lucas Fernando de Melo Souza, Mat. 731.584-8; CB QPPMC Fernando Botelho de Araújo, Mat. 731.742/5; CB QPPMC Fernando Botelho de Araújo, Mat. 731.742/5 e o CB QPPMC Vinicius Costa Saraiva, Mat. 732.077-9, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, durante prisão em flagrante, na cidade de São Sebastião0, fato ocorrido dia 08/12/2021, Conforme Registro de Ocorrência Gênesis n° 200935-2021.
J U S T I F I C A Ç Ã O
A presente proposição tem por objetivo homenagear os Policiais Militares em questão, pela brilhante atuação da equipe de Patrulhamento tático operacional, por meio do prefixo GTOP 41, que ao receberem informações de populares que noticiaram a existência de um casal em um carro numa região erma e sem asfaltamento do Morro da Cruz, onde a mulher, desacordada, estaria deitada com parte do corpo para fora do carro e um rapaz dirigia um Fiat Uno Prata. A equipe, seguindo a orientação dos populares, visualizou o Uno Prata em movimento vindo ao encontro da viatura, no momento em que foi dado o comando de parada, a equipe utilizou os procedimentos padrões de abordagem. Durante a revista pessoal não foi encontrado nada de ilícito em posse do motorista, no entanto foi observado que ele estava com as vestes sujas de terra e resquícios de sangue, além de algumas escoriações em seu braço, costas e rosto e sangue no pescoço, o homem apresentava fala arrastada, vermelhidão nos olhos e forte odor etílico. Durante a revista veicular, o patrulheiro prontamente identificou certa quantidade de sangue no assoalho e lateral do veículo. Ao ser questionado, o afirmou inicialmente para a equipe que estava ingerindo bebida alcoólica, desde a hora que saiu de seu trabalho, e teria pego o carro de seu amigo emprestado. Informou ainda que não estava com nenhuma mulher e não soube explicar os vestígios de sangue no veículo. Enquanto isso, o motorista da viatura e um dos patrulheiros iniciaram a busca no perímetro, sendo que cerca de 100 metros adiante identificaram naquela estrada de terra uma poça de sangue e um rastro, como se alguém tivesse sido arrastado. Em um barranco próximo, encontraram uma mulher, inteiramente despida, desacordada, com respiração fraca e duas lacerações na parte superior do antebraço direito. Imediatamente após a localização da possível vítima, os policiais adotaram as medidas necessárias para assegurar a preservação da vida, além de tentar comunicação verbal com vítima para avaliar o nível de consciência. Entretanto não foi possível a resposta. O comandante da equipe acionou o Corpo de Bombeiros para socorro e deu voz de prisão ao suspeito. A vítima foi atendida pelos Bombeiros, cujo prefixo UR 765 CBMDF. A guarnição conduziu o acusado, até a 30ª DP para as providências cabíveis.
Ademais, a boa Ficha de Assentamentos e o trabalho de excelência realizado todos os dias por esses nobres policiais militares, por si só, seria o bastante para a homenagem que se pretende prestar. Porém, esses Militares, em “ato de bravura”, se mostraram como verdadeiros heróis garantindo a ordem pública da nossa capital.
Diante do exposto, venho enaltecer a ação imediata e brilhante destes policiais que representam uma corporação de policiais honrados, dignos, que se dedicam inteiramente ao serviço policial militar que deixam todos os dias suas famílias e seus lares para defenderem a nossa sociedade, muitas vezes com o risco de suas próprias vidas.
Conclamo aos meus nobres pares a aprovarem a presente proposição, confirmando nobreza da atuação desses policiais que serviram com maestria e honra o serviço policial militar.
DEPUTADO HERMETO
LÍDER DE GOVERNO - MDB/DF