(Autoria: Robério Negreiros)
SUGERE AO PODER EXECUTIVO DO DISTRITO FEDERAL POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE OBRAS E INFRAESTRUTURA DO DISTRITO FEDERAL, A CONSTRUÇÃO DE UM VIADUTO NO ACESSO PELA RUA COPAÍBA, REGIÃO ADMINISTRATIVA DE ÁGUAS CLARAS.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL nos termos do artigo 143, de seu Regimento Interno, sugere ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, a construção de um viaduto no acesso pela Rua Copaíba, Região Administrativa de Águas Claras.
JUSTIFICAÇÃO
A presente indicação tem por objetivo atender aos anseios dos moradores de Águas Claras, que suplicam pela construção de um viaduto no acesso pela Rua Copaíba, rua de acesso ao Supermercado BIG e Sam's Club em Águas Claras.
Os motoristas que trafegam pela região esclarecem que o trânsito para o acesso a Taguatinga Sul e para avenida Araucárias tem ficado impraticável, sobretudo nos horários de pico. Os engarrafamentos para entrar e sair de Águas Claras têm sido quilométricos, dificultando em demasia a vida dos moradores.
Vários trabalhadores que moram na região têm sido castigados com o problema, pois perdem várias horas em deslocamento para os seus locais de trabalho e retorno para casa.
Os moradores sugerem a seguinte opção para melhoria no trânsito na região:
1- Eliminação das duas rotatórias existentes, transformando a Rua Copaíba em uma ligação direta para Taguatinga Sul (Rua 219) e de Taguatinga Sul (Rua 219) para EPTG, por meio da Rua Copaíba;
2- O retorno ficaria por conta de um viaduto que passaria por cima da Rua Copaíba e faria ligação com a Avenida Araucárias (via principal);
Com essa nova configuração das vias, o trânsito terá maior fluidez, facilidade de acesso, trazendo benfeitoria tanto para Região Administrativas de Águas Claras, quanto para a Região Administrativa de Taguatinga.
Ora, esses cidadãos necessitam, urgentemente, de uma atuação efetiva do Estado na solução desse problema, pois não podem ter sua qualidade de vida defasada em razão da falta de atitude do Poder Público.
Para resolver o problema, a construção de um viaduto no local é fundamental, necessária e iminente, já que o problema perturba diuturnamente os moradores da região que perdem horas tentando entrar e sair de Águas Claras.
Sendo dever do Estado promover ações que garantam a qualidade de vida de seus administrados, cabe ao Poder Público atuar de forma urgente e eficaz no caso, a fim de encontrar solução definitiva para essa situação que ora se mostra insustentável, garantindo bem estar e tranquilidade aos seus cidadãos.
Pelas razões óbvias, e por tratar-se de uma reivindicação legítima e de relevante interesse público, conclamo o apoio dos nobres parlamentares para aprovara presente indicação.
Sala das comissões, ___ de dezembro de 2021.
deputado robério negreiros
PSD/DF