(Autoria: Deputado Jorge Vianna)
Sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal a implementação do Curso de Biomedicina na Universidade do Distrito Federal.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal a implementação do Curso de Biomedicina na Universidade do Distrito Federal
JUSTIFICAÇÃO
A presente sugestão ao Chefe do Poder Executivo Distrital, justifica-se em favor da inclusão do Curso de Biomedicina na grade curricular da Universidade do Distrito Federal.
A inclusão deste curso se mostra de fundamental importância para o desenvolvimento científico, tecnológico e social no âmbito do Distrito Federal, considerando o impacto direto que os biomédicos podem ter na área da saúde pública, privada e na pesquisa científica.
A formação de profissionais biomédicos no Distrito Federal contribuirá significativamente para o avanço na qualidade dos serviços de saúde e no fortalecimento da produção de conhecimento científico, proporcionando benefícios diretos à população.
Neste sentido, interessante destacar que a Biomedicina é uma profissão que atua na interface entre a ciência e a saúde, sendo responsável por atividades essenciais, como diagnósticos laboratoriais, análises clínicas, biologia molecular, microbiologia, imunologia, banco de sangue, imagem molecular, entre outros. Dessa forma, a partir da implementação do curso será possível a formação de profissionais altamente qualificados, que atenderão à crescente demanda por mão de obra especializada em hospitais, clínicas, laboratórios e centros de pesquisa do DF.
Portanto, a inclusão do curso de Biomedicina na Universidade do Distrito Federal representa um passo estratégico para o fortalecimento da educação superior e da saúde pública na região. Com uma infraestrutura adequada e um corpo docente altamente qualificado, o curso poderá oferecer uma formação de excelência, preparando profissionais capazes de atender às crescentes demandas nas áreas de diagnóstico laboratorial, pesquisa biomédica, vigilância epidemiológica e inovação científica.
Essa iniciativa não apenas suprirá a necessidade de mão de obra especializada no Distrito Federal, mas também contribuirá para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, alinhando-se aos desafios regionais e nacionais no campo da saúde e da ciência.
Diante do exposto, rogo aos nobres Pares desta Casa, a aprovação da presente Indicação.
Sala das Sessões, em …
Deputado JORGE VIANNA