Vigilantes comemoram dia e defendem criação de mais empregos
Vigilantes comemoram dia e defendem criação de mais empregos
Publicado em 22/06/2012 19h00

Os vigilantes do DF foram homenageados com sessão solene da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (22), que comemorou o dia especial dedicado à categoria, 20 de junho. O evento realizado no plenário iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT). Entre relatos sobre o histórico de lutas da categoria, reivindicações profissionais, destaque para o debate sobre a licitação que vai contratar vigilantes para atuar em postos policiais e quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Na abertura da sessão, o deputado petista relembrou sua história no Sindicato dos Vigilantes e sua participação na greve de 1979. De acordo com o parlamentar, a situação da categoria melhorou muito devido à mobilização dos trabalhadores . "Éramos explorados e não tinha diálogo, pagávamos até o uniforme. Hoje somos uma das categorias mais organizadas e respeitadas do país. Tenho tanto orgulho dessa categoria e temos motivos de sobra para comemorar", ressaltou.
O secretário nacional de Organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, Jacy Afonso de Melo, destacou a influência que o Sindicatos dos Vigilantes do DF exerceu sobre as demais categorias. "Essa luta histórica dos vigilantes despertou várias categorias e até mesmo a construção da CUT no DF", afirmou Afonso.
Dentre as conquistas da categoria, citadas durante o encontro, estão o pagamento de auxílio alimentação, os significativos aumentos salariais, a obrigação do uso de colete a prova de balas e do aproveitamento da mão de obra, em caso de troca de empresas terceirizadas.
O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do DF, Irenaldo Pereira Lima, parabenizou Chico Vigilante pela realização da sessão solene e anunciou que o sindicato está qualificando vigilantes, inclusive com cursos de idiomas, para a Copa das Confederações da Copa do Mundo.
Já o deputado Agaciel Maia (PTC) destacou sua atuação em prol dos vigilantes terceirizados quando era diretor do Senado e comprometeu-se, como presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), a apoiar emendas orçamentárias em favor da categoria.
Postos – A abertura da licitação para contratação de vigilantes para fazer a segurança patrimonial de postos policiais e quartéis da Policia Militar e do Corpo de Bombeiro foi elogiada por diversos participantes da sessão solene. "Essa licitação vai liberar policiais para exercerem sua função precípua, que é a proteção da ordem pública", observou o comandante do 7° Batalhão da PM do Sudoeste/Octogonal/Cruzeiro.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiro do DF, coronel Gilberto Silva, disse que os trabalhos estão adiantados para o início do processo licitatório e comparou o trabalho dos vigilantes aos dos bombeiros. "Temos que manter o preparo físico e estamos aptos a fazer primeiro combate a incêndios e primeiros socorros. Também fazemos vigilância dos quartéis, mas apenas por duas horas. Imagino o quão penoso seja o trabalho dos senhores que passam noite inteira em vigilância", observou.
Já o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes e prestadores de Serviço, Boaventura Santos, destacou o aspecto humano do trabalhos dos vigilantes. "As pessoas não percebem que nós existimos, passam por nós e nem dão bom dia. Trabalhamos para conscientizar que nosso papel é acima de tudo preservar a vida das pessoas".
Mais notícias sobre
