Vencedores da segunda edição do Prêmio Paulo Freire de Educação serão conhecidos nesta quinta (26)
Vencedores da segunda edição do Prêmio Paulo Freire de Educação serão conhecidos nesta quinta (26)
Foto: Divulgação/Gab. Gabriel Magno

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza hoje (26), às 19h, a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio Paulo Freire de Educação, uma iniciativa da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) para homenagear projetos educacionais de escolas públicas e privadas que se destacaram por suas práticas inovadoras e transformadoras no ensino do DF.
A iniciativa da premiação partiu do presidente da CESC, deputado Gabriel Magno (PT), que ressalta a importância de se valorizar projetos pedagógicos que se destacam na educação. “A premiação é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de profissionais que se dedicam à promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora, seguindo os princípios do educador Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil”, afirma o Magno.
A cerimônia será realizada no auditório da Casa e contará com a presença de educadores, gestores, estudantes, autoridades, representantes de entidades da área educacional e da comunidade em geral. O 2° Prêmio Paulo Freire de Educação busca, além de valorizar os profissionais da educação, incentivar a disseminação de boas práticas que possam servir de exemplo e inspiração para outras escolas, alunos, professores e instituições de ensino. As experiências vencedoras tornam-se referência para a comunidade educacional e reforçam a importância de investir em métodos pedagógicos que promovam a inclusão, a participação e o protagonismo dos estudantes.
Durante a cerimônia, os vencedores receberão troféus e certificados, e seus projetos serão apresentados ao público, permitindo a troca de experiências e o compartilhamento de ideias que podem contribuir para a melhoria da educação no Distrito Federal. Esta é uma oportunidade para conhecer o trabalho de quem, diariamente, faz a diferença na formação de crianças, jovens e adultos, fortalecendo a educação como pilar fundamental para o desenvolvimento social e humano.
Entre os projetos finalistas, destacam-se práticas voltadas para a inclusão, inovação pedagógica, uso de tecnologias digitais, sustentabilidade e ações de fortalecimento da educação pública. “O prêmio é um tributo ao trabalho de educadores que, com criatividade e empenho, têm feito a diferença nas vidas de estudantes do DF, reforçando o papel da educação como ferramenta de emancipação e construção de cidadania”, avalia Gabriel Magno. A solenidade de premiação é aberta ao público e será transmitida pela TV Câmara Distrital.
Eder Wen - Agência CLDF