Unale pede apoio da Câmara para articulações em Brasília
Unale pede apoio da Câmara para articulações em Brasília

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) pediu o apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal para uma agenda de articulação política no próximo dia 16 de março, em Brasília. O pedido foi apresentado pela diretoria da Unale, em reunião com o presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), na tarde desta quinta-feira (2).
Valle garantiu o apoio e assegurou que a Câmara funcionará como uma base para as articulações dos legislativos estaduais. "Nós estamos à disposição e compreendemos este papel como muito necessário. Queremos que a Câmara Legislativa seja uma embaixada da Unale", afirmou.
Representaram a Unale no encontro o presidente, deputado estadual Adjuto Afonso (AM); o secretário geral, deputado estadual Luciano Nunes (PI); o tesoureiro, deputado estadual Sandro Locutor (ES); o suplente de deputado federal pelo Acre e ex-presidente da entidade, Tchê, e o diretor geral, Germano Stevens.
Agenda – O secretário geral da entidade explicou que o colegiado já tem agenda confirmada para o dia 16 de março com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira, para pedir pressa na apreciação da PEC 47/2016, que amplia as atribuições dos legislativos estaduais. O grupo também tem reunião confirmada com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para conversar sobre o fortalecimento das TVs legislativas.
A Unale pediu ainda a interferência de Joe Valle para conseguir a confirmação de um encontro dos presidentes das assembleias estaduais e deputados com o presidente Michel Temer.
Filiações – Também foi acertado durante o encontro que a Mesa Diretora auxiliará a Unale numa campanha de filiação à entidade junto aos distritais. Atualmente, somente oito deputados estão filiados, entre eles o deputado Wasny de Roure (PT), que faz parte da diretoria executiva da entidade como tesoureiro.
O presidente da Câmara foi convidado e confirmou presença na Conferência Nacional da Unale, que acontecerá de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). As reformas em discussão no Congresso Nacional serão as pautas da Conferência.
Mais notícias sobre
