Publicador de Conteúdos e Mídias

[Em Tramitação] Projeto institui programa de monitoria estudantil na rede pública do DF

Publicado em 14/03/2022 12h16

Foto: Educação/Governo do Tocantins

A ideia do projeto do deputado Robério Negreiros é garantir que seja ofertada monitoria aos estudantes que apresentam dificuldades, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

A ideia do projeto do deputado Robério Negreiros é garantir que seja ofertada monitoria aos estudantes que apresentam dificuldades, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou projeto de lei (PL 2.519/2022) para criar o “Programa Mais Estudos” nas escolas da rede pública do Distrito Federal. A iniciativa tem como objetivo estimular a participação dos estudantes em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, com atividades de monitoria em sala de aula a fim de proporcionar melhoria da qualidade do ensino. 

A ideia é garantir que seja ofertada monitoria aos estudantes que apresentam dificuldades, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo o projeto, no “Programa Mais Estudo” serão selecionados dois monitores para cada turma dentre alunos do Ensino Médio, da Educação Profissional, do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, “conforme os critérios de elegibilidade a serem definidos em Regulamento, nos quais serão considerados os resultados acadêmicos obtidos no ano anterior ou no trimestre anterior ao que será iniciada a etapa de seleção”. 

Bolsas

Ainda de acordo com o projeto, os estudantes da rede pública selecionados para o programa receberão bolsa de monitoria no valor de R$ 100 por mês. O texto propõe, ainda, que o bom desempenho acadêmico e a regular frequência escolar do aluno serão condições obrigatórias para a concessão das bolsas, cujo pagamento deverá ser coordenado pela Secretaria de Educação. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o aluno não esteja em atividade escolar.

Para o autor do PL, um dos grandes problemas vivenciados pelas escolas de Ensino Médio no Brasil é o desnível de conhecimento dos alunos. "O intuito desse programa é muito importante neste momento de retomada das aulas presenciais, por se tratar de uma forma de estimular os estudantes que estão com dificuldades de aprendizagem”, afirmou Robério. 


“Além de um incentivo para os alunos que possuem boas notas e que passarão a contar com uma bolsa possam ajudar na formação acadêmica de seus colegas", completou Robério.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Robério Negreiros 

Mais notícias sobre