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Projeto para transporte público prevê fim das vans

Publicado em 03/05/2007 13h38
O projeto do marco regulatório do transporte público do DF, apresentado hoje, na Câmara Legislativa, pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga, aos deputados distritais, prevê a implantação de um sistema integrado metrô/ônibus e o fim das vans.
 As mudanças já haviam sido anunciadas ontem pelo secretário, em audiência pública realizada no plenário da Câmara Legislativa.

Fraga disse que o governo busca o apoio dos distritais ao projeto do marco regulatório, mas não aceitará a "deformação" da proposta por meio de emendas dos deputados que venham a alterar a "espinha dorsal" do projeto.
 Porém, alguns deputados como Aylton Gomes (PMN), prometem apresentar emendas com o intuito de preservar os empregos dos trabalhadores do transporte alternativo.

Em linhas gerais, o projeto propõe o retorno da gestão do sistema de transporte público para o GDF. Atualmente essa gestão, por força de uma lei de 2005, é feita pelo Sindicato dos Empresários do Transporte Público (Setransp). O projeto traz novas regras para o transporte público local, definindo estrutura de funcionamento, que envolve aspectos como licitação e câmara de compensação.

A organização do transporte público coletivo do DF prevê o oferecimento de dois serviços, o básico, que compreende linhas dos modos metroviário e rodoviário, e complementar, com linhas do modo rodoviário. A idéia é trocar as cerca de 1.

500 vans que circulam hoje pelo DF por 450 microônibus, que realizarão o serviço complementar. De acordo com o projeto, a delegação para prestação indireta dos serviços de transporte público será feita sempre mediante licitação, na modalidade de concorrência.

Além de prever a extinção das vans, o projeto de lei elaborado pela Secretaria de Transportes deve diminuir a quantidade de ônibus e linhas em circulação. O projeto prevê a redução de 850 linhas que circulam no DF para 320. Segundo o secretário, o sistema-tronco de transporte será o Metrô, que tem capacidade para transportar mais de 500 mil passageiros por dia. Fraga lembra que a aprovação do projeto de lei apresentado aos deputados distritais é parte condicionante para a liberação dos US$ 240 milhões que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deve disponibilizar para o programa Brasília Integrada.

Apesar da pressão dos deputados contra pontos polêmicos do projeto, Fraga acredita que a votação na Câmara será a favor do governo. Antes da votação, porém, deverá haver uma nova rodada de negociações entre o secretário e os distritais.

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