Publicador de Conteúdos e Mídias

Planejamento estratégico guiará os rumos da Câmara nos próximos 10 anos

Publicado em 07/12/2010 10h47
Os parlamentares da próxima legislatura (2011-2014) disporão de um serviço novo de auxílio à atuação parlamentar e à reflexão sobre os rumos da Câmara Legislativa, oferecido pelo Comitê de Planejamento Estratégico Institucional (COPEI), criado por ato da Mesa Diretora em agosto deste ano. O trabalho do COPEI foi apresentado hoje (7) pela manhã, durante seminário promovido pela Câmara para os deputados eleitos em outubro, pelo consultor Jair Cardoso Filho, um dos coordenadores do Comitê.

O COPEI foi criado com o objetivo de elaborar e implantar o planejamento estratégico da Câmara Legislativa para o período 2011-2020, a exemplo do que já foi feito pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e está em andamento na Câmara dos Deputados.

Tendências - O trabalho se fundamenta em tendências da gestão pública legislativa no Brasil e no mundo, apontada em estudo de um grupo de acadêmicos de Minas, do qual faz parte a doutora Fátima Anastasia, primeira palestrante do seminário.

Essas tendências apontam para maior transparência, fortalecimento do poder fiscalizatório, participação e interação da população com o Poder Legislativo e ampliação do papel desse Poder na formulação e acompanhamento das políticas públicas executadas pelo governo.

Para fundamentar o planejamento, segundo Jair Cardoso, o COPEI realizou pesquisa junto aos atuais deputados distritais, está aplicando outro questionário aos novos parlamentares, ouvirá os servidores e a população do DF, por meio de pesquisa de opinião pública.

O passo seguinte será o inventário de projetos e ações em andamento e o seu alinhamento dentro da missão e da visão de futuro a ser definida. Os projetos estratégicos serão priorizados pela próxima Mesa Diretora e monitorados pelo Comitê - um organismo de suporte ao gabinete da Mesa Diretora - de acordo com as modernas práticas de gestão.

Mais notícias sobre