Publicador de Conteúdos e Mídias

Pioneiros de Brasília recebem homenagem da Câmara Legislativa

Publicado em 20/04/2007 14h50
Pioneiros e personalidades que contribuíram para a consolidação de Brasília foram homenageados hoje com a entrega de placas comemorativas ao 47º aniversário da cidade, em sessão solene realizada por iniciativa da deputada licenciada, Eliana Pedrosa, e presidida pela deputada Jaqueline Roriz (PSDB).

Entre os homenageados estavam a neta de JK, Ana Cristina Kubitschek, que representou a família do fundador de Brasília; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, Coronel Affonso Heliodoro dos Santos; o médico pioneiro de Brasília, Ernesto Silva; o representante dos imigrantes, Salustiano Ayres da Fonseca Filho; a professora, pianista e pioneira Neuza França; e o senador e ex-governador do DF, Joaquim Roriz, que foi representando por sua assessora, Rita de Cássia Drumond.

A secretária de Desenvolvimento Social e deputada licenciada, Eliana Pedrosa, em nome do governador José Roberto Arruda, lançou o movimento de resgate de Brasília como "capital da paz". Ela informou que amanhã, dentro da programação comemorativa aos 47 anos de Brasília, haverá uma caminhada pela paz, que partirá às 15h do Cine Brasília em direção à Catedral da cidade. "O momento é apropriado para refletirmos o papel de Brasília para o Brasil e para o mundo. Temos que demonstrar que a capital do País é uma cidade acolhedora e que por aqui, a solidariedade e o carinho estão acima de tudo", destacou a secretária.

A deputada Jaqueline Roriz  aproveitou a sessão solene, presidida por ela, para prestar a sua homenagem a todos os que ajudaram a escrever a história da capital. "Temos consciência de que quem faz a cidade é o seu povo, a nossa maior riqueza", observou.

Ela leu trechos da carta que Israel Pinheiro escreveu para JK na véspera da inauguração de Brasília, pedindo proteção de Deus para a cidade e a manutenção do "espírito forte" que serviu de combustível para que Juscelino construísse a cidade. Leu também trechos da resposta de JK, onde ressalta que o espírito de Brasília "é tudo o que há de contrário ao derrotismo sistemático.

"A sessão foi encerrada com uma apresentação dos repentistas José Moacir e Edmundo Soares, representantes da Casa do Cantador.

Mais notícias sobre