Petistas criticam nota pública de arquiteto
Petistas criticam nota pública de arquiteto

Alguns deputados petistas utilizaram a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (12) para rebater nota pública divulgada nas redes sociais pelo arquiteto Carlos Magalhães acusando o governo do Distrito Federal de ser contra a preservação de Brasília como Patrimônio Histórico da Humanidade. A líder do governo, deputada Arlete Sampaio (PT), qualificou a nota de "equivocada e maldosa". Ela prometeu procurar o arquiteto pessoalmente para rebater as críticas contidas na nota.
Segundo Sampaio, a nota acusa o governo petista sem qualquer fundamento. Para ela, existem fartos argumentos que comprovam a atuação do GDF em defesa da preservação de Brasília. Ela lembrou que 2012 foi escolhido pelo governador Agnelo Queiroz para ser o ano de valorização da cidade como Patrimônio Histórico. Também citou a recuperação de vários monumentos na cidade, como, por exemplo, a Catedral e o Cine Brasília, como exemplos de ação do GDF em defesa da preservação. "A preservação é importante para o desenvolvimento econômico e humano desta capital", completou.
O deputado Wasny de Roure (PT) classificou as colocações da nota do arquiteto de "inoportunas". Ele disse que se sentiu ofendido com a nota e destacou que o arquiteto não se manifestou no passado quando o então governador Roriz tentou alienar vários terrenos no Plano Piloto, contrariando as normas da preservação de Brasília.
Já o líder do bloco PT/PRB, deputado Chico Vigilante (PT), ressaltou que o Partido dos Tabalhadores sempre esteve ao lado da defesa da preservação do título de Patrimônio Histórico. Ele lembrou o apoio do governo federal e de dirigentes petistas para a liberação de recursos que permitiram a reforma da catedral.
O deputado Cláudio Abrantes (sem partido) deu seu testemunho em defesa da atuação do GDF pela preservação de Brasília. Ele disse que como presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) no ano passado e relator do projeto que tratava do Plano de Preservação do Centro Urbano de Brasília (PPCUB) jamais presenciou qualquer iniciativa do governo contra o tombamento. E lembrou que deputados petistas sempre foram atuantes na Comissão na fiscalização da preservação de Brasília.
Mais notícias sobre
