Publicador de Conteúdos e Mídias

Perly Cipriano é cidadão honorário de Brasília

Publicado em 11/05/2007 12h42
A Câmara Legislativa outorgou, na última quarta-feira (09), título de cidadão honorário para o ativista político anistiado Perly Cipriano. A iniciativa partiu da deputada Erika Kokay (PT), em homenagem a um dos fundadores do seu partido.

Perly participou de diversas manifestações importantes na história da luta contra a ditadura militar, como o congresso clandestino da UNE (União Nacional dos Estudantes). Em 1967, foi preso pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Três anos mais tarde, foi preso novamene e torturado na prisão. Juntando-se todas as suas condenações, Perly deveria permanecer 95 anos e oito meses em reclusão. Cumpriu dez anos de prisão, onde participou da formação do Partido dos Trabalhadores com outros presos políticos.

Ficou conhecido pela participação ativa na greve de fome dos prisioneiros políticos na penitenciária Frei Caneca, no Rio de Janeiro. Em 2003 foi convidado pelo presidente Lula, o qual conheceu na cadeia, a participar do governo. Atualmente é subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo Federal.

Mais notícias sobre