Publicador de Conteúdos e Mídias

Oposição cobra convocação de secretário da Fazenda

Publicado em 27/02/2007 18h38
As explicações do deputado Pedro Passos (PMDB) sobre os R$ 438 milhões disponíveis na conta do GDF do Banco de Brasília provocaram diversas reações entre os distritais. Os governistas acataram positivamente o relato do parlamentar. A bancada do PT, entretanto, cobrou o cumprimento de um acordo para votar requerimento transformando uma das sessões ordinárias em comissão geral, com a convocação do secretário da Fazenda, Cássio Taniguchi.

O líder do PT, Chico Leite, e os deputados Cabo Patrício, Erika Kokay e Paulo Tadeu fizeram discursos defendendo a vinda do secretário para dar mais explicações. "É papel da Câmara Legislativa convocar integrantes do governo, como é papel do Congresso Nacional convocar ministros. O que não podemos é diminuir o Poder Legislativo", declarou Tadeu.

A deputada Erika leu artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal que determina a vinda de membros do governo às Casas Legislativas, nos meses de fevereiro, maio e setembro, para explicar, em audiência pública, as metas fiscais.

Para o deputado Reguffe (PDT), a solução para essa questão seria o GDF colocar as contas na internet. "Essa medida trará transparências às ações governamentais", argumentou.

O presidente da Casa, deputado Alírio Neto (PPS), observou que o Regimento da Câmara Legislativa não permite realizar votações quando houver matérias obstruindo a pauta. "Contudo, esta é uma Casa política, onde os acordos são possíveis. Mas, sobre este assunto não há nenhum acordo", declarou.

Mais notícias sobre