Indicados à Adasa sabatinados pela Comissão do Meio Ambiente
Indicados à Adasa sabatinados pela Comissão do Meio Ambiente

O deputado Batista das Cooperativas (PRP), presidente da comissão, pediu objetividade aos presentes, de acordo com os requisitos aprovados previamente, mas ainda assim a oitiva foi bastante longa. Leonardo Prudente (DEM), relator do processo de sabatina, questionou o indicado a respeito da prioridade na aplicação dos recursos financeiros, entre outros quesitos.
Barbosa disse que não se cobra pela água no DF, mas pela infra-estrutura disponibilizada. Esclareceu que os recursos da Agência serão sempre direcionados para a melhoria da oferta da água, além de assegurar prioridade à realização de concurso público para aparelhá-la para o cumprimento de sua missão.
Questionado pelo deputado Cabo Patrício (PT) pelo fato de ser secretário do PSDB local, em oposição ao que determina a lei, Barbosa surpreendeu a todos requerendo verbalmente ao presidente do partido, Gustavo Ribeiro, que estava presente, seu desligamento da função.
A sabatina de Barbosa, quanto a do engenheiro mecânico e eletricista João Carlos Teixeira, que se realizou em seguida, foi pontuada por muita polêmica e discussões sobre as capacidades técnicas de ambos para os cargos, especialmente pelos deputados do PT, Chico Leite, Cabo Patrício e, mais tarde, Erika Kokay.
Os deputados cobraram respostas dos indicados sobre suas experiências profissionais e preparo para a adequada gestão do órgão, a fim de evitar, por exemplo, a colisão de objetivos com a Brasília Ambiental - IBA, entre outras questões. Batista das Cooperativas, conciliador, destacou o lado positivo das discussões.
Ao final de quatro horas de muitos debates, foram aprovados os nomes dos indicados, condicionando-se ao cumprimento de compromissos, entre os quais, a realização de concurso público para aparelhamento do órgão. Em data a ser marcada será ouvido o terceiro indicado para a diretoria da Adasa, Paulo César Montenegro de Ávila e Silva. A sabatina será precedida de audiência pública, também a ser agendada pela comissão.