Publicador de Conteúdos e Mídias

Hospital Universitário da Católica é homenageado

Publicado em 01/06/2007 12h12
O terceiro aniversário do Hospital Universitário da Católica de Brasília (HUCB) foi comemorado hoje em sessão solene da Câmara Legislativa proposta e presidida pelo presidente da Casa, deputado Alírio Neto (PPS).

Alírio lembrou a tragetória da Universidade desde sua fundação em 23 de março de 1974, como Faculdade Católica de Ciências Humanas, e contou aos professores presentes que foi aluno da instituição. O deputado citou vários dados que comprovam a importância da Universidade, mas destacou como fundamental o trabalho social desenvolvido no âmbito de diversos de seus cursos que "têm permitido a formação de cidadãos críticos, cientes da transformação que este País precisa sofrer".

O diretor administrativo do HUCB, professor Ruy Araújo Caldas, enfatizou o trato humanístico que os pacientes do hospital recebem. Contou que uma senhora o abordou ao sair de uma consulta e disse-lhe que, pela primeira vez, recebera um atendimento que a fizera sentir-se gente. O HUCB contabiliza, hoje, segundo seu diretor, 2.

600 atendimentos por dia, 70% deles a pessoas carentes.

O reitor da Católica, professor José Romualdo Degaspari, disse que a Universidade "se sente legitimada e reconhecida ao ter uma de suas mais novas unidades homenageadas pela Câmara Legislativa".

Padre Romualdo lembrou que todo hospital é "espaço de desespero, mas também de esperança, onde se exerce a solidariedade pela dor", porém, "o HUCB tem também o compromisso de eficiência com a atenção ao ser humano em sua integralidade tanto em relação à comunidade quanto, e de modo especial, aos alunos pela formação dos quais é responsável".

   

Mais notícias sobre